Português
01 DE JULHO DE 2022. POR

Equipe de Fomento da ABCZ realiza visitas no sul do Pará

Equipe de Fomento da ABCZ realiza visitas no sul do Pará
Em agenda técnica pelo estado, seis criatórios e sete pecuaristas foram visitados entre os dias 19 e 24 de junho.

Seguindo a filosofia da equipe do departamento de fomento da ABCZ, de estar presente acompanhando o trabalho de seleção dos criadores em todas as regiões brasileiras, o gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da entidade, Ricardo Abreu, e o coordenador regional, Ricardo Paiva, visitaram seis fazendas no sul do Pará. Ao longo de cinco dias durante a última semana, foram percorridos cerca de 1.5 mil quilômetros para contato com sete criadores no estado que se caracteriza como um forte polo agropecuário nacional, contanto com cerca de 6,5 milhões de fêmeas das raças de corte, aliado a um clima favorável para a produção de carne bovina e genética zebuína em larga escala.

A programação iniciou-se na fazenda Santa Rosa, do grupo Irmãos Quagliato, na cidade de Xinguara. Durante a visita, foi apresentado às equipes de escritório e de campo um resumo do desempenho genético de todo o rebanho Nelore PO no PMGZ, além de uma apresentação da estratégia de trabalho no rebanho cara limpa, por meio do PMGZ Comercial, bem como os touros que vão a leilão durante a exposição em setembro. A agenda foi acompanhada pelo técnico de campo Aurélio Vilela, sendo que a visita de agora complementa a ação realizada há dois meses em Ourinhos (SP), quando o gerente de Fomento esteve na usina São Luiz S/A, e se reuniu com o pecuarista Roque Quagliato, titular do Grupo Irmãos Quagliato, e Beto Hernandes, diretor de pecuário do grupo.

Seguindo a agenda pelo Pará, a equipe de Fomento esteve na Nelore Água Fria, do criador João Carlos Guimarães G. Filho. Na propriedade foi possível analisar o controle do Registro Genealógico de Nascimento (RGN), realizado pelo técnico de campo João Batista, como também a tourama no pasto safra 2020, que vai a leilão em agosto.

Na sequência, seguiu-se para o município Casa de Tábua, para visitar o criador Marco Antonio Gil, do Nelore Guadalupe, que tem sido reconhecido pela formação de uma base sólida de Nelore PO, além de trabalhar com fêmeas cara limpa. No local, acompanhou-se ainda os Registros Genealógicos Definitivos de touros e fêmeas, também conduzidos pelo técnico Aurélio Vilela. Já no município de Redenção, a equipe de Fomento se reuniu com o criador Eloi Zatta, do Nelore Zatta da Fazenda Boa Esperança, que recentemente aderiu ao PMGZ Corte, já produzindo touros destacados em números e com ótimo padrão racial.

A agenda da equipe seguiu com novos compromissos, sendo que com o criador Márcio Borges de Araújo, do Nelore Marcovel, o encontro foi no escritório da propriedade, onde foi analisado o resumo do PMGZ com diretrizes de seleção, além da proximidade da entidade nos dias de campo e leilão da marca Marcovel.

E, finalizando a semana de visitas, teve-se um almoço de negócios com o diretor de pecuária do grupo Santa Bárbara, Wesley Borba, alinhando as diretrizes do Nelore PO, como também as parcerias junto ao volume expressivo de fêmeas cara limpa Nelore que o grupo cria.

“Foi uma semana intensa de trabalho e visitas onde percebermos que uma maior proximidade da entidade com os criadores é benéfico para toda a cadeia, já que todos os produtos e serviços da ABCZ existem para que o criador conheça e usufrua ao máximo do potencial do seu rebanho. A nossa participação ativa no campo mostra e acelera a interação e consolidação dessas parcerias, e o estado do Pará é um a região alvo que estamos presentes. Tanto é que temos um coordenador do Fomento a disposição dos criadores do estado do Pará.” ressalta Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.

O coordenador regional de Fomento no estado do Pará, Ricardo Paiva, complementa destacando que a importância da ação. “Passamos por uma semana produtiva e importante, onde trocamos muitas informações e pudemos reforçar a importância e efetividade das ferramentas disponibilizadas pela ABCZ. É muito importante essa proximidade da associação com seus associados já que a partir desse contato nascem grandes planejamentos personalizados que, inclusive, já estão sendo colocadas em prática. E a partir disso, nós, técnicos, conseguimos dar um suporte ainda mais direcionado aos criadores, buscando sempre o melhor resultado para dentro da propriedade”, finaliza ele.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar