Português
01 DE JULHO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ExpoGenética: Inscrições para campeonato ‘Conjunto Progênie de Pai Touros PNAT’ já podem ser feitas

ExpoGenética: Inscrições para campeonato ‘Conjunto Progênie de Pai Touros PNAT’ já podem ser feitas
Seguindo a proposta de promover a maior feira de genética zebuína no mundo, o campeonato ‘Conjunto Progênie de Pai Touros PNAT’ é um dos destaques na programação da ExpoGenética 2022. As inscrições para a prova já podem ser feitas, sendo que o prazo segue até o próximo dia 31 de julho.

“Esse é um campeonato muito importante dentro do processo de valorização dos touros PNAT, como também dos rebanhos que utilizam a genética desses animais. É mais uma forma de destacarmos a superioridade desses touros, complementando ainda mais o processo de avaliação que eles são submetidos durante a participação no programa. Dessa forma conseguimos fechar ainda mais o ciclo avaliativo, comprovando que além de uma boa performance, eles conseguem transferir essa genética superior para suas progênies”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, ressaltando ainda que o campeonato já tem mobilizado os criadores. 

“Na edição 2020 tivemos um touro classificado no PNAT, sendo realmente uma grande referência racial. Trata-se do Rima FIV Oráculo 1 que, inclusive, posteriormente teve metade de sua propriedade comercializada em nosso leilão, sendo o garrote mais valorizado naquele ano. Paralelamente a isso começamos a trabalhar com ele na produção, tendo os primeiros produtos de muita qualidade também. Nesse sentido, esse campeonato é muito importante, pois avaliando agora as progênies iremos mostrar que o programa tem uma continuidade, assim como a qualidade genética desse animal”, destaca Cláudio Signorelli, superintendente de Agropecuária da Rima Agropecuária, que efetivou a primeira inscrição de animais na atual edição do campeonato.

Sobre a participação, vale destacar que, entre outros critérios, o campeonato ‘Conjunto Progênie de Pai Touros PNAT’ é voltado a grupos constituídos por quatro filhos com idade até 18 meses, classificados até DECA 2 no PMGZ, filhos de touros classificados no PNAT, podendo ser produtos de TE ou FIV. É preciso ainda que não sejam gêmeos, tendo pelo menos um animal de sexo diferente, sendo filhos do mesmo reprodutor em pelo menos duas matrizes distintas, de um mesmo proprietário ou proprietários diferentes. 

Já no que se refere a premiação, haverá um Conjunto Campeão e um Conjunto Reservado Campeão, sendo que os demais participantes serão classificados do 3° ao 12° lugar. Todos eles serão julgados no mesmo horário da avaliação dos touros PNAT (24/08/22), sendo o processo feito por criadores participantes do PMGZ e também por técnicos da ABCZ. 

Outras informações sobre o regulamento estão disponíveis com a equipe Técnica do programa, pelos telefones (34) 3319-3880/ 3915/ 3883.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar