Português
19 DE JULHO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Avaliação Genética Nacional PMGZ/ Geneplus será lançada durante a ExpoGenética

Avaliação Genética Nacional PMGZ/ Geneplus será lançada durante a ExpoGenética

Como um dos pontos altos da programação da maior feira de animais avaliados do país, a nova edição da ‘Avaliação Genética Nacional PMGZ/ Geneplus’ será lançada durante a ExpoGenética. O documento, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Embrapa, reúne dados de 16.346.142 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.

“A ExpoGenética é o maior evento da genética zebuína no mundo e, nesse sentido, o lançamento destas avaliações é um dos pontos de maior destaque. Até porque, além de apresentarmos o crescimento na quantidade de animais avaliados, estamos falando do impacto das raças zebuínas no processo de melhoramento da pecuária nacional, além, é claro, de trazermos ainda mais embasamento aos criadores na hora de tomarem suas decisões da porteira para dentro, utilizando os índices e as DEPs do nosso PMGZ”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, responsável pelo desenvolvimento das avaliações, complementa explicando que as avaliações que serão lançadas durante a feira foram processadas com a utilização de mais de 20.5 milhões de fenótipos e de mais 234.213 animais genotipados, sendo esse último referente a exemplares das raças Nelore e Tabapuã. "O PMGZ é o maior e mais confiável programa de melhoramento genético de zebuínos do mundo. Temos quantidade, representatividade e qualidade certificada dos nossos dados e resultados publicados”, diz ele.

Ventura ressalta ainda que, após o lançamento oficial, os resultados das avaliações genéticas serão disponibilizados aos criadores participantes do PMGZ por meio do Sistema de Avaliação de Genética (SIAG), elencando diferentes ferramentas para a tomada de decisões, entre elas, a análise de tendências genéticas do rebanho para todas as características, acasalamentos dirigidos e monitoramento da endogamia, além do módulo avançado, que oferece ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de matrizes.


Programação. O lançamento da ‘Avaliação Genética Nacional PMGZ/ Geneplus’ será realizado no dia 22 de agosto, a partir das 13h30. Como tradicionalmente acontece, a programação inclui ainda a recepção e a apresentação de outros programas de melhoramento, entre eles PAINT, ANCP e IZ.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar