Português
20 DE JULHO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

ExpoGenética 2022: Palestra abordará o ‘Impacto Econômico do Touro Melhorador’

ExpoGenética 2022: Palestra abordará o ‘Impacto Econômico do Touro Melhorador’

Mantendo a tradição de ser palco para importantes discussões sobre a seleção de zebuínos, a ExpoGenética 2022 contará com palestras técnicas de renomados especialistas. Serão quatro painéis que abordarão temas relacionados ao agronegócio, como melhoramento genético, tecnologia e meio ambiente.
 
Entre os assuntos abordados está o ‘Impacto Econômico do Touro Melhorador’, apresentação que será conduzida por Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, conhecido como Toti, Chefe Geral do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Produção da Embrapa Gado de Corte (CNPG). Graduado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em zootecnia e doutor em ciências biológicas (genética) pela Universidade de São Paulo (USP), Toti é pesquisador pela Embrapa há mais de 45 anos.
 
Segundo Toti, o objetivo da palestra é demonstrar aos criadores e produtores comerciais, a importância do uso de touros melhoradores. “Quando consideramos um único acasalamento, o touro e a vaca contribuem, igualmente, para a formação do novo indivíduo, pela amostra dos genes que eles passam por intermédio do espermatozoide e do óvulo. No entanto, ao longo da vida reprodutiva, enquanto a vaca deixa de 6 a 8 produtos, no máximo, o touro pode deixar centenas dependendo da relação touro - vaca utilizada que pode variar de 1 touro para 20, 30, 40, 50 vacas. Outro fator importante ao se avaliar comparativamente touro e matriz é a taxa de reposição. Para a reposição de fêmeas, normalmente, vamos precisar reter de 55 a 85% das novilhas disponíveis para a seleção, enquanto para a reposição de touros precisaremos de apenas cerca de 2% dos garrotes. Ou seja, na seleção de machos o rigor é muito maior. Desta forma, ao se jogar estes dados na equação de resposta à seleção, demonstra-se que o touro é responsável por cerca de 86% de todo o melhoramento genético que se pode promover no rebanho”, afirma.
 
O especialista explica que o impacto do touro melhorador será demonstrado utilizando como exemplo o peso dos bezerros à desmama. “Esta é uma característica de rápida e fácil obtenção nos programas de melhoramento genético, com estimativas muito acuradas de DEP, e pela abundância de informações sobre o valor comercial desta característica no mercado de gado de corte, expressa em reais por kg de bezerro desmamado”, diz.
 
A palestra ‘Impacto Econômico do Touro Melhorador’ será realizada no dia 22 de agosto, a partir das 10h, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa em Uberaba (MG). O evento é gratuito e aberto ao público. O conteúdo também será transmitido ao vivo pela ABCZ TV, canal oficial da entidade no YouTube.
 


 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar