Português
22 DE JULHO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

Extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participam de treinamento virtual ministrado pela equipe do Pró-Genética

Extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participam de treinamento virtual ministrado pela equipe do Pró-Genética
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, seguem firmes no alinhamento para a implementação do Pró-Genética. Nesta semana, extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que serão os responsáveis pelo trabalho de base, no dia a dia dos produtores rurais, identificando suas demandas e interagindo com a ABCZ e outros parceiros locais para a realização de feira de touros melhoradores do rebanho bovino, passaram por um ‘Curso Virtual de Atualização Técnica’ do Pró-Genética.

Uma ação imprescindível para a democratização da pecuária de qualidade. “É muito importante levar esta tecnologia melhoradora porteira para dentro, principalmente para o pequeno produtor rural que é o foco do Pró-Genética, tanto para a produção de carne como para a produção de leite. Pelo entusiasmo que vi aqui, durante o treinamento, tenho certeza de que iremos conseguir disseminá-la no estado de Pernambuco”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

O treinamento foi ministrado pelas equipes Técnicas da ABCZ e do IPA, durante dois dias. A capacitação foi coordenada pelo gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida e pelo técnico de campo do ETR de Recife, Júlio Mário Vieira. O evento também contou com as participações dos técnicos do Pró-Genética, Mauro Bueno e Paulo Ricardo Martins Lima. “É de grande importância a capacitação do Pró-Genética com os órgãos de extensão, no caso aqui em Pernambuco o IPA e com isso a divulgação do uso do touro PO como uma ferramenta de melhoramento genético para os criadores da região”, destacou Júlio Mário.

Na lista de temas abordados estavam: ABCZ e sua estrutura, Eficiência Reprodutiva de Touros, Histórico e Regulamento do programa, A Importância do Touro Melhorador no Melhoramento Genético dos Rebanhos Comerciais, A Bovinocultura em Pernambuco – cenários e perspectivas, Melhoramento Genético em Pernambuco – as contribuições e avanços do IPA, Percursos e encaminhamentos para o Pró-Genética em Pernambuco. A capacitação contou ainda com a palestra ‘Papel do Extensionista junto ao Pró-Genética’, ministrada pelo coordenador Técnico da Emater, Gustavo Laterza. “Troca de experiências e de conhecimentos com intercâmbio técnico entre profissionais e entidades são estratégias para construir soluções e fomentar boas iniciativas, e isso aconteceu nessa importante capacitação junto aos colegas extensionistas do IPA Pernambuco onde tivemos a grata satisfação de poder participar e contribuir com informações e experiência da Emater-MG”, destaca Gustavo.

Para Maviael Fonseca de Castro, gerente de Assistência Técnica do IPA, a capacitação foi bastante produtiva. “Conseguimos enxergar uma conexão entre a proposta do Pró-Genética e o momento que a bovinocultura está vivendo no Nordeste, em especial aqui em Pernambuco. Estamos em fase de ampliação de demandas e precisamos qualificar a atividade produtiva. Vislumbramos no Pró-Genética com a oportunidade de dinamizar o processo de inovação tecnológica e democratizar o acesso à genética bovina de qualidade”, afirma.

Fernando Nogueira, gerente regional do IPA em Serra Talhada, comenta que a demanda por touros puros de origem só tem crescido no estado. “Existe esta demanda e temos que aproveitar. Comercialmente temos que ver a aptidão da região e apurar o que o comprador precisa. Também temos trabalhado muito a questão da recuperação de pastagens, pois para ser um bom pecuarista precisamos produzir uma boa pastagem. É assim que trabalhamos na região, inicialmente fazemos um melhoramento de pastagens e depois trazemos genética”, diz.

Após o treinamento, e seguindo o cronograma do Pró-Genética em Pernambuco, duas Feira de Touros já estão agendadas em Custódia e Iguaracy.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar