Português
02 DE AGOSTO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

8ª PGP IDC da Criasul é aberta oficialmente em Rondonópolis (MT)

8ª PGP IDC da Criasul é aberta oficialmente em Rondonópolis (MT)
Com a participação da ABCZ, foi aberta oficialmente na última sexta-feira (29), a 8ª Prova de Ganho de Peso IDC da Associação dos Criadores do Sul de Mato Grosso (Criasul). A prova, que conta com a participação de mais de 70 exemplares da raça Nelore, de 16 criadores diferentes, é realizada em Rondonópolis (MT).

“Esses animais serão submetidos ao mesmo manejo e alimentação, e iremos avaliar a diferença na performance de cada um deles, correlacionando com as diferenças genéticas que apresentam, permitindo que a gente conheça os animais superiores dentro da prova”, explica Gabriel Pedrosa, coordenador Regional de Fomento da ABCZ.
 
Ele complementa revelando ainda que a prova seguirá até o dia 18 de novembro, quando acontece a pesagem final. Além da rotina de pesagem os animais também serão submetidos a avaliação pelo método EPMURAS, medida de circunferência escrotal e ultrassonografia de carcaça.
 
Sérgio Nascimento, do Grupo Celeiro, um dos responsáveis pela prova, complementa destacando a importância da PGP para o desenvolvimento do melhoramento genético do rebanho mato-grossense. “Essa já é a nossa oitava edição, tendo a prova sido criada para fomentar ainda mais o melhoramento genético da nossa região, além da participação de outros criadores também de todo o estado. Dessa prova já saíram vários touros de central, sendo que a cada ano percebemos o melhoramento aumentando ainda mais”

Além do coordenador Regional de Fomento da ABCZ, Gabriel Pedrosa, também acompanha a prova o Técnico de Campo da entidade, Rafael Resende.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar