Português
12 DE AGOSTO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

Membros do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ) passam por Curso de Atualização Técnica

Membros do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ) passam por Curso de Atualização Técnica

Na última semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promoveu um Curso de Atualização Técnica para os membros do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ). Ao todo, 177 profissionais participaram da capacitação que foi realizada de maneira totalmente virtual.

A programação do curso, coordenada pelo superintendente do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ) e coordenador do CJRZ, Luiz Antonio Josahkian, foi realizada nas manhãs dos dias 4 e 5 de agosto, totalizando oito horas de treinamento. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

A participação no curso foi obrigatória para os jurados efetivos. “O Curso de Atualização Técnica deve ser feito no mínimo a cada dois anos, conforme Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, explica Josahkian.

A capacitação, que abordou temas relacionados às avaliações técnicas aplicadas ao julgamento, contou, no primeiro dia, com a palestra técnica ‘Interação genótipo x ambiente – o que os olhos veem e a genética sente?’, proferida pelo professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabio Luiz Buranelo Toral. O objetivo foi o de discutir quais fenótipos utilizados nos julgamentos como critérios de classificação dos animais têm maior fundamentação na ciência da genética.

Na segunda manhã do curso, os jurados tiveram a oportunidade de ouvir as experiências e o estado da arte dos julgamentos de outras raças. “Os jurados oficiais das raças Hereford (Luiz Rafael Lagreca), Flávio Montenegro Alves (Aberdeen Angus) e Fábio Nogueira Fogaça (Holandesa, Pardo Suíço, Jersey e Girolando) interagiram com os jurados em um debate técnico que permitiu ao grupo aquilatar as semelhanças, as diferenças e os desafios em comum quando se trata de julgamentos de bovinos como uma das atividades que integram o rol de ferramentas adotado pelos criadores no melhoramento das raças. A participação dos jurados, questionando, debatendo e expondo suas opiniões caracterizou o evento”, finaliza Josahkian.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar