Português
12 DE AGOSTO DE 2022. POR

Feira do Pró-Genética movimenta a economia de Carneirinho, em Minas Gerais.

Feira do Pró-Genética movimenta a economia de Carneirinho, em Minas Gerais.
Carneirinho, no Pontal do Triângulo Mineiro, recebeu nesta quarta-feira (10) mais uma Feira de Touros do Pró-Genética. O evento foi realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Carneirinho, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), o Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a Prefeitura Municipal de Carneirinho.

O retorno da feira foi festejado pelos criadores da região, depois de dois anos sem a realização do evento presencial, por causa da pandemia. Um dos compradores desta edição, fechou a compra de touros para melhorar a produtividade do gado comercial que cria na fazenda. “Esta Feira é de fundamental importância para o município e toda a região, pois é o melhoramento genético que alavanca o agronegócio”, afirma o criador Edmur Queiroz de Lima.

O pecuarista negociou a compra dos touros do Pró-Genética, diretamente com os criadores que ofertaram animais. Facilidade para negociar e garantias de qualidade, pois os touros ofertados passaram por avaliação e tem registro definitivo inspecionado pela ABCZ. “A Feira do Pró-Genética é feita com o intuito de fornecer o que tem de melhor em genética, com as garantias da feira, com fácil atendimento para os criadores da região, para que ele não precise se deslocar para ter o melhor das raças zebuínas”, destaca o técnico do Pró-Genética, Paulo Ricardo Martins Lima.

A feira marcou a retomada do formato presencial das vendas de touros do Pró-Genética no Pontal do Triângulo, região que já colhe frutos da melhoria do rebanho bovino, depois da entrada de touros melhoradores. “A diferença é grande! Já temos condições de ver melhorias tanto no gado de leite como no gado de corte. Esse melhoramento genético já fez a diferença no nosso município e a tendência é melhorar”, comemora Willian Martins Maia, prefeito de Carneirinho.

O principal objetivo do Pró-Genética é a democratização do acesso a touros melhoradores das raças zebuínas. Possibilitar que pequenos e médios produtores, tenham acesso a esses animais com genética comprovadamente superior, para aumentar a produção de carne e leite do rebanho. “A ABCZ tem um papel fundamental, pois além de trazer a feira para nossa cidade, dá uma assistência personalizada através da presença do técnico e os animais prontos para a feira. O Sindicato e a Emater fazem o levantamento da demanda de touros e a ABCZ convida os criadores para trazerem seus melhores animais para serem comercializados”, ressalta Leonardo Carvalho de Lima, presidente do Sindicato Rural de Carneirinho.

O evento também é feito de reencontros e trocas de experiências entre pecuaristas. “Estivemos aqui em 2019 com o nosso gado da raça Tabapuã. Retornar aqui e encontrar os amigos foi o melhor presente que poderia receber”, comemora Marcelo Ártico, criador participante da feira e vice-presidente da ABCZ.

E para quem nunca tinha ouvido falar em raças zebuínas, a feira proporcionou uma aula completa sobre o Zebu. Estudantes da rede municipal de ensino de Carneirinho ficaram atentos ao que o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior contou sobre os zebuínos e puderam conheceram os animais de perto. “Para nós é muito importante mostrar para os alunos a importância da pecuária para a nossa cidade e região”, salienta a professora Ivaldete Souza.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior também destacou a importância da iniciativa. “Várias crianças vieram aqui conhecer o Pró-Genética e isso é muito importante, pois elas farão a diferença na continuidade do nosso trabalho. Vimos a interação delas com a pecuária, o brilho nos olhos, a vontade de estar perto dos animais e a alegria de estar aqui junto conosco. A presença destas crianças abrilhantou o nosso evento”, ressaltou.

“Fiquei muito feliz ao ver esta iniciativa de difundir o legado da pecuária zebuína, pois essas crianças são o futuro da nossa atividade”, destaca Ana Ártico, presidente da Comissão ABCZ Jovem.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar