Português
26 DE AGOSTO DE 2022. POR

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu vem a público manifestar seu repúdio às declarações do candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, proferidas nesta quinta-feira (25) em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo.

Durante sua participação no telejornal, Lula nominou como “fascista” o agronegócio brasileiro, demonstrando completa ignorância sobre a importância e a realidade do nosso setor.

Mais do que sustentar o país economicamente, a pecuária e a agricultura brasileiras são reconhecidas pela importância fundamental para a segurança alimentar do mundo. Assim, este setor não pode ser taxado como violento e autoritário. Afinal, não há símbolo maior de paz, democracia e relevância do que “produzir  alimento” para a população mundial. Dedicamos a vida para assegurar a sobrevivência da humanidade.

Ainda na entrevista, o candidato mentiu ao induzir e até afirmar que os produtores são “a favor do desmatamento”. Mais uma vez, revelando desconhecer plenamente o cenário atual, o engajamento da classe e o nível de tecnificação das propriedades brasileiras, que conseguem a cada ano índices maiores de produtividade sem aumento de área. 

Mais do que fazer crescer anualmente a produção por hectare, trabalhamos intensamente a favor do meio ambiente. Os investimentos em sistemas sustentáveis, como o Integração Lavoura e Pecuária, são realidade. Inclusive, nós - que representamos a maior Associação de pecuária zebuína do mundo - atuamos - junto a grandes parceiros no programa Integra Zebu, auxiliando produtores de todo país na recuperação de suas pastagens.

O Agronegócio é um só. Somos unidos e seguimos um mesmo ideal. O pequeno e o grande produtor têm o mesmo valor. Independentemente do tamanho da propriedade, da quantidade produzida e para onde é escoada a produção - seja mercado interno ou externo - somos todos sócio-ambientalmente responsáveis. Cuidamos da nossa terra, do nosso bioma e também da nossa gente.

Mais uma vez, registramos e publicizamos nossa indignação com a falta de respeito com que o candidato Lula tratou nosso setor e com a forma leviana que conduz sua candidatura, baseada na ignorância acerca do trabalho dos milhares de produtores que sustentam o Brasil e alimentam o mundo.

Rivaldo Machado Borges Junior
Presidente ABCZ

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar