Português
31 DE AGOSTO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

Inscrições abertas para rebanhos colaboradores do PNAT

Inscrições abertas para rebanhos colaboradores do PNAT
Já está disponível no site da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ficha de inscrição para rebanho colaborador do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2022, onde os criadores interessados em receber doses dos touros classificados nesta edição podem oficializar a solicitação. A expectativa é de que sejam distribuídas 15 mil doses de sêmen dos 23 reprodutores aprovados, sendo dois Brahman, dois Guzerá, dois Nelore Mocho, dois Sindi, dois Tabapuã e 13 Nelore.

Cada criador receberá gratuitamente 30 doses de cada touro ou até 3 touros da raça Nelore. “Os rebanhos colaboradores devem ser obrigatoriamente participantes do PMGZ módulo 1 ou 2.  Queremos distribuir doses de sêmen dos touros PNAT para todos os estados, possibilitando a avaliação das progênies dos touros PNAT nos mais variados biomas brasileiros”, explica Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Lauro Fraga destaca ainda que o PNAT tem descoberto há mais de uma década, de forma eficiente, os talentos do melhoramento genético na pecuária zebuína, e neste ano não será diferente. “Dos 23 touros PNAT, temos 23 diferentes pais, o que mostra a variabilidade genética entre os rebanhos selecionadores e ampla opção de escolha para os rebanhos colaboradores, pilares de grande importância para o crescimento do programa, democratização e melhoria da qualidade genética da pecuária nacional. Em 2021, o PNAT distribuiu sêmen para 229 rebanhos colaboradores. No início em 2010, eram apenas 39. ou seja, um crescimento de quase 500% em 12 anos. Hoje a genética do PNAT está presente em 24 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal”, diz.

Os criatórios interessados em participar como rebanho colaborador do PNAT devem entrar em contato com o Departamento Técnico da ABCZ através dos telefones (34) 3319-3915 (Lauro); (34) 3319-3843 (Ismar); (34) 3319-3883 (Mauro); (34)3319-3880 (Paulo) ou e-mails: lauro@abcz.org.br; pmgz@abcz.org.br; mauro.fonseca@abcz.org.br e paulo.martins@abcz.org.br

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição para rebanho colaborador do PNAT.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar