Português
13 DE SETEMBRO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

PNAT já tem mais de 10 mil doses solicitadas

PNAT já tem mais de 10 mil doses solicitadas
O número de rebanhos colaboradores cadastrados para receber o material genético dos reprodutores da 13ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) já chega a 170 propriedades em menos de 20 dias da divulgação dos classificados. A expectativa é de que sejam distribuídas 15 mil doses de sêmen dos 23 reprodutores aprovados, sendo dois Brahman, dois Guzerá, dois Nelore Mocho, dois Sindi, dois Tabapuã e 13 Nelore para mais de 200 rebanhos colaboradores das 5 regiões brasileiras.

“Este número reflete a confiança do criador na genética dos touros jovens selecionados pelo PNAT. Alguns touros já esgotaram as 1.000 doses doadas pelos proprietários, lembrando que pelo regulamento são 600 doses a serem distribuídas por touro. Como tivemos muitas solicitações de material genético, os proprietários em apoio ao Programa, doaram estas doses a mais com o objetivo de democratizar e difundir esta genética melhoradora para mais rebanhos colaboradores participantes do PMGZ”, destaca Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, explicando que para se inscrever como rebanho colaborador é preciso ser participante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Corte módulo 1 ou 2.

A distribuição do material genético dos reprodutores para as fazendas cadastradas em todo país começará em novembro. Neste momento os touros estão nas Centrais de tecnologia cumprindo a quarentena necessária para começarem a coleta e a distribuição de sêmen. O prazo para congelamento é até fevereiro e as entregas de material genético devem ser feitas até o final de abril.

Para visualizar a genealogia, as avaliações genéticas e vídeos dos touros PNAT, acesse o site da ABCZ ou clique aqui 

Já os interessados em receber o material genético da 13ª edição do PNAT devem fazer a inscrição pelo site da ABCZ ou clicar aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar