Português
13 DE OUTUBRO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

ABCZ recebe visita de representantes do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

ABCZ recebe visita de representantes do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Na tarde da última terça-feira (11), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), recebeu a visita de Edinéia Pallu, membra da equipe técnica do Geoparque Caminhos Cânions do Sul, e Priscila Ventura, Coordenadora de Comunicação da mesma equipe. Na sede da ABCZ elas foram recebidas pelo superintendente Geral e presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges Furtado.

Em abril deste ano a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, reconheceu os Caminhos dos Cânions do Sul como Geoparque mundial.  Com a chancela, as regiões da Serra e do Litoral Norte entraram no mapa internacional de destinos que são exemplos de gestão sustentável.

Edinéia Pallu conta que o reconhecimento de relevância internacional foi iniciado há bastante tempo. “Começamos este projeto em 2007 e em 2017 formalizamos o consórcio dos sete municípios que formam o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Em 2019 enviamos a Carta de Intenções e o Dossiê para a Unesco e a avaliação aconteceu em 2021, e em 2022 fomos chancelados como geoparque Mundial. Não foi um trabalho fácil, e que durou 15 anos”, destaca.

Para ter a oficialização pela Unesco, um dos maiores desafios foi integrar a comunidade ao projeto, por isso a comunicação e o trabalho de marketing foram fundamentais. “O Geoparque é uma credencial para o mundo. Quando as pessoas realmente conhecem e percebem o que isto significa, elas aprovam e passam a entender o quão importante é para o turismo da região”, comenta a coordenadora de comunicação, Priscila Ventura.

Toda esta expertise foi repassada para a equipe do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, que até outubro deve encaminhar o Dossiê a Unesco, com a descrição completa das ações em funcionamento, para a visita técnica da comissão de avaliação. Se aprovado, o município de Uberaba será inserido em definitivo como Geoparque Mundial da Unesco UGG.

“Recebemos dicas de sensibilização da comunidade e de geoturismo, mas principalmente conversamos como isto deve ser levado para a Unesco, para que a Organização veja nossos valores e nos conceda a chancela em 2024”, destaca Luiz Carlos Borges Ribeiro, coordenador do Projeto Geoparque Uberaba e conselheiro da ABCZ.

Durante a visita a Uberaba, as profissionais conheceram o Parque Fernando Costa, que abriga o primeiro sítio do projeto, inaugurado em 2018. O 'Sítio ABCZ’ é composto por três espaços: Museu do Zebu, Museu a céu aberto e a sede da entidade.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar