Português
26 DE OUTUBRO DE 2022. POR ÉLCIO FONSECA

ABCZ inicia genotipagem gratuita das raças zebuínas

ABCZ inicia genotipagem gratuita das raças zebuínas
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) deu início a mais uma etapa de genotipagem de animais dentro do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Desta vez, todas as raças zebuínas serão contempladas. Estão previstas mais de 30 mil genotipagens, entre machos e fêmeas, sem qualquer custo para os criadores.
 
Os recursos utilizados foram obtidos pela ABCZ junto à Câmara dos Deputados e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e serão geridos em parceria com a Embrapa Gado de Corte. No total, foram disponibilizados R$ 6 milhões para projetos de melhoramento genético da entidade, sendo 45% deste valor, destinados exclusivamente para as genotipagens das raças zebuínas.

O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura, explica que os animais contemplados foram identificados no banco de dados da entidade e estão distribuídos em aproximadamente 80% dos criatórios com processo ativo na ABCZ. “Os animais foram escolhidos seguindo a metodologia definida pela Embrapa Gado de Corte que, mais uma vez, é nossa parceria no projeto. Os criadores que têm animais selecionados já foram comunicados e devem acessar a página de comunicações eletrônicas da ABCZ para verificar a lista. Lá, eles terão acesso à todas as orientações de como proceder o envio das amostras biológicas. É importante ressaltar que o criador não pode substituir os animais que estão na lista, pois podem ser animais que não têm fenótipo ou laços genéticos com a população da raça e, dessa forma, não contribuem para as avaliações”.

O superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, destaca o impacto positivo das novas genotipagens para o melhoramento dos rebanhos zebuínos brasileiros. “A genômica aumenta a acurácia das avaliações genéticas, acelerando todo o processo de melhoramento genético. Com a genômica, é possível ter avaliações mais precisas, inclusive para animais jovens, que ainda não têm desempenho próprio, nem filhos. Isso representa um ganho enorme para o criador, que conseguirá tomar decisões mais seguras ainda na fase jovem do animal, com base em informações consistentes”.  

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, ressalta a importância do envolvimento dos criadores em todas as etapas do projeto. “Com a participação dos nossos associados, teremos disponíveis avaliações genômicas para todas as raças zebuínas, consolidando nossa pecuária seletiva como uma das mais desenvolvidas no mundo”.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar