Português
10 DE NOVEMBRO DE 2022. POR ÉLCIO FONSECA

‘Workshop do Integra Zebu’ capacita técnicos para ampliação do programa

‘Workshop do Integra Zebu’ capacita técnicos para ampliação do programa
Representantes de empresas parceiras do ‘Integra Zebu’ participaram nesta semana de um treinamento sobre o programa de recuperação de pastagens desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Com a proposta de promover maior difusão das ferramentas e orientações do programa, o evento reuniu mais de 20 assistentes e extensionistas rurais na sede da entidade.

O coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento, ressalta que o intuito é atualizar os profissionais que têm contato direto com o produtor. “São eles quem podem levar as informações do programa, da porteira para dentro. De fato, as soluções existem e são viáveis, mas é preciso que o produtor entenda e comece a agir, porque não desenvolvendo uma pecuária sustentável, o risco dele ir perdendo rentabilidade e, em algum momento, ter até que abrir mão da propriedade, é alto”.  

A programação do workshop incluiu palestras sobre degradação de pastagens; preparo de solo, semeadura e manejo de culturas no sistema integrado; pecuária de baixo carbono e carbono neutro; tendências de mercado e pecuária; e especificamente, o ‘Integra Zebu’. Os participantes ainda visitaram a Fazenda Agronelli, que já desenvolve o trabalho com base no sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).
 
O gerente nacional de vendas da Agronelli, Maurício Komori, que participou do treinamento, destaca que o maior desafio, atualmente, é fazer com que as informações cheguem, principalmente, aos pequenos produtores. “Nossa responsabilidade é enorme. Cabe a nós fazer a ponte entre o que a pesquisa já tem bem avançado e os produtores. Precisamos entregar a eles as técnicas já comprovadas e com alta sustentabilidade, como as oferecidas pelo Integra Zebu”.
 
Com início das atividades em 2020, o Integra Zebu conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Epamig, Emater MG, Emater GO, Ruraltins, Empaer MT, além das empresas Agronelli, Cargil, Mosaic, Ubyfol e Fundação Banco do Brasil. O programa já foi implantado em mais de 60 propriedades dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar