Português
07 DE DEZEMBRO DE 2022. POR ÉLCIO FONSECA

PNAT 2023: ABCZ divulga lista de touros candidatos ao programa

PNAT 2023: ABCZ divulga lista de touros candidatos ao programa
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) publicou nesta quarta-feira (7), a lista de touros pré-classificados para a edição 2023 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). Ao todo, 78.660 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã estão inseridos na pré-classificação.  

A partir de agora, os criadores devem avaliar estes animais nas fazendas e separar aqueles que possam representar o criatório. É importante agendar as visitas dos técnicos da ABCZ no início do ano, para a avaliação e RGD dos candidatos. Os garrotes classificados como “MUITO BOM” ou “EXCELENTE” no EPMURAS, serão encaminhados para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), com previsão de início em abril de 2023.

Fique atento aos critérios de seleção!

Para os animais das raças Nelore e Nelore Mocho, serão admitidos aqueles que possuem DECA iABCZ menor ou igual a 1; DECA maior que 4 para apenas uma característica dentro de cada um dos agrupamentos que compõem o iABCZ (crescimento, maternais e reprodutivas); Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2.

Quanto a seleção dos animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã, os critérios de seleção são: DECA iABCZ menor ou igual a 1; DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de cada agrupamento que compõem o iABCZ (crescimento, maternais e reprodutivas); pai com DECA iABCZ menor ou igual a 5.

“É importante mencionar que a lista de animais candidatos poderá sofrer alterações quando houver a liberação da Avaliação Genética de janeiro de 2023, a AG 2023/1, pois novos animais poderão ser incluídos, e animais que tiverem seu iABCZ alterado, resultando em DECA maior ou igual a 3, serão excluídos”, ressalta o gerente de provas zootécnicas da ABCZ, Ismar Carneiro.

A lista dos animais pré-classificados está disponível na página de comunicações eletrônicas da ABCZ. Para acessá-la, clique aqui.

O regulamento completo, com as datas de inscrição e o calendário do TDEA PNAT 2023, será disponibilizado em breve, no site e redes sociais da ABCZ.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar