Português
12 DE DEZEMBRO DE 2022. POR

Réplicas oficiais das raças zebuínas são instaladas no Memorial do Zebu

Réplicas oficiais das raças zebuínas são instaladas no Memorial do Zebu
O Memorial do Zebu, monumento em homenagem às raças zebuínas na rotatória em frente ao Parque Fernando Costa, recebeu neste fim de semana as réplicas oficiais das nove raças destacadas no projeto. Os exemplares ocuparam o lugar das peças provisórias instaladas anteriormente para inauguração.

“O Memorial do Zebu é um presente para a nossa cidade, e fez parte de um pacote de obras inaugurado na ExpoZebu 2022, mas que, na ocasião, precisou contar com a instalação de réplicas provisórias. Ainda por conta de reflexos da pandemia, nosso fornecedor teve dificuldade no recebimento da matéria-prima, e sem nenhum custo adicional para a nossa entidade, desenvolveu as peças provisórias em resina, para que mantivéssemos a data da inauguração. Com a substituição agora, o monumento fica completamente concluído, seguindo o projeto que foi aprovado em diretoria, sem nenhum tipo de novo gasto”, explica José Elias Miziara, engenheiro da ABCZ.

Miziara revela ainda que além da mudança visual, as réplicas oficiais são produzidas em bronze, sendo um material muito mais resistente, dispensando gastos com manutenção frequente. “Essa foi uma priorização do projeto para que, além de destacar e enaltecer as raças zebuínas, tivéssemos um monumento bem estruturado e que não demandasse tanta manutenção, representando um investimento mais inteligente e econômico para a ABCZ”, complementa.

Monumento. Elevado em frente ao Parque Fernando Costa, o Memorial do Zebu conta com colunatas para a sustentação de um exemplar de cada raça, evidenciando e valorizando a espécie. Trata-se de réplicas das raças Brahmam, Gir, Gir Mocho, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. O artista Mário Pitanguy, referência internacional na confecção de bustos e esculturas em bronze, foi o responsável pelos monumentos, no projeto que conta ainda com um espelho d’água com queda e recurso visual da borda infinita, que abriga o internacionalmente conhecido caranguejo da ABCZ. Importante destacar ainda que o Memorial do Zebu faz parte do conjunto arquitetônico do novo Museu do Zebu, que teve a pedra fundamental lançada também durante a ExpoZebu 2022. O projeto é do arquiteto Gustavo Penna, que traz no currículo importantes trabalhos, como o Monumento à Liberdade de Imprensa, o Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, o Museu de Congonhas e o novo estádio do Mineirão, entre outros.


 
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar