Português
20 DE DEZEMBRO DE 2022. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ participa de apresentação do dossiê do Geoparque Uberaba na Câmara Municipal

ABCZ participa de apresentação do dossiê do Geoparque Uberaba na Câmara Municipal
Evento marca mais uma etapa concluída no processo de chancela do parque geológico pela Unesco; comissão técnica da organização deverá visitar Uberaba em 2023

Na última sexta-feira (16), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou da apresentação do dossiê do Aspirante Geoparque Uberaba, realizado na Câmara Municipal da cidade. O documento foi enviado ao Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de obter a chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A apresentação do dossiê marca uma das fases do processo de instalação do Geoparque Uberaba – um geoparque, ou parque geológico, é uma área protegida que tem como seu elemento principal o patrimônio geológico. No caso do projeto apresentado à Câmara, o Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, o patrimônio está dividido em três pilares que caracterizam o município mineiro: a terra dos dinossauros no Brasil, representada por Peirópolis, o local onde Chico Xavier viveu e atuou na consolidação do espiritismo internacional, e, claro, a capital mundial do Zebu, que tem a ABCZ como sua representante máxima.

Uma vez aprovado pela Unesco, o Geoparque Uberaba será o primeiro parque geológico deste tipo em Minas Gerais. Atualmente, a Unesco chancela 117 geoparques em todo o mundo – no Brasil, são 30 projetos em implantação, incluindo três já chancelados e quatro aspirantes (entre eles, o de Uberaba).

O evento contou com a presença do presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, bem como do membro efetivo do conselheiro fiscal da entidade, Luis Carlos Borges Ribeiro, que é professor e coordenador do projeto.

“A importância do Zebu, não só para Uberaba, mas para todo o Brasil e o mundo, já é conhecida internacionalmente, e cumprir mais uma etapa no processo de criação do nosso geoparque é motivo de grande satisfação. Para nós, faz parte da missão da ABCZ levar o Zebu para o mundo e garantir a sua presença no patrimônio de Uberaba, por todas as conquistas já realizadas na cidade e em todo o país, bem como aquelas que ainda comemoraremos no futuro”, avalia Rivaldo Jr.

O professor Luis Carlos enfatiza que, em 2023, Uberaba receberá a visita técnica de uma comissão da Unesco para a avaliação da unidade territorial do município. A previsão é que essa etapa seja cumprida até novembro.

​​​​​​​

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar