Português
23 DE DEZEMBRO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ divulga catálogo unificado com touros PNAT

ABCZ divulga catálogo unificado com touros PNAT
Documento inédito reúne e apresenta avaliações de todos os animais selecionados esse ano no programa, além de touros das edições anteriores, e que estejam com sêmen em comercialização nas centrais
 
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou nesta quinta-feira (22) um novo catálogo de touros participantes do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens- PNAT. O documento inédito, reúne imagens e avaliações dos animais selecionados na mais recente edição do programa, além daqueles que participaram em anos anteriores e seguem com sêmen em comercialização nas principais centrais de genética do país. 

“O PNAT é um programa que cuidamos com muito carinho ao longo dessa gestão, entendendo a importância que ele tem para a identificação dos novos talentos do melhoramento na pecuária zebuína, além da disseminação dessa genética por meio dos rebanhos colaboradores. Com esse novo catálogo, nossa ideia é que os selecionadores tenham ainda mais embasamento e facilidade na tomada de decisões”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ. 

O superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, complementa destacando que o catálogo reúne informações de 64 touros, das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. “Estamos falando de animais que já tiveram sua qualidade genética provada, não apenas na bateria de testes e avaliações do PNAT, como também na prática, por meio das doses que foram distribuídas aos rebanhos colaboradores. A ideia é que com esse documento, os pecuaristas consigam visualizar esses touros e tenham acesso a informações relevantes sobre a genética de cada um deles, como as DEPs, percentual de acurácia e classificação DECA em diferentes características”, diz. 

O gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, ressalta que, além das avaliações genéticas, o catálogo traz informações sobre qual central de genética o animal está, facilitando ainda mais a seleção dos interessados. A lista inclui as centrais ABS, Accelerated Genetics, Alta, Bela Vista, CRV, Genex, Premium Gen, Rima Genética, Select Sires, Semex e Tairana.  “A ideia é justamente unificar todas as informações que são importantes para os selecionadores, permitindo uma visão global do PNAT a aqueles que queiram usar a genética desses touros, para que, a partir desse catálogo, consigam escolher quais são os animais que mais se encaixam em seu processo seletivo”, complementa. 

O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, finaliza destacando que o material vai ao encontro da grande filosofia de trabalho do PNAT que é, justamente, disseminar de forma rápida e democrática a genética desses animais. “Isso é um facilitador para que o usuário de genética veja os touros do PNAT que podem atender as suas necessidades, ampliando ainda mais a divulgação não apenas para os criadores, mas para todo o mercado de genética, que passa a ter mais acesso aos melhores animais avaliados no maior programa de touros jovens do Brasil, que é o PNAT, conduzido pela ABCZ”, diz.

Para acessar o catálogo, clique aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar