Português
11 DE JANEIRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Avaliações Genéticas PMGZ Corte 2023/2: prazo para envio de amostras biológicas termina em 24 de janeiro

Avaliações Genéticas PMGZ Corte 2023/2: prazo para envio de amostras biológicas termina em 24 de janeiro
Os criadores interessados em incluir os resultados da genotipagem de seus animais nas Avaliações Genéticas do PMGZ Corte 2023/2, que serão lançadas no mês de abril, antes da 88ª ExpoZebu, devem enviar as amostras biológicas à sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), até o próximo dia 24 de janeiro. 

O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da entidade, Henrique Torres Ventura, lembra que, no fim deste mês de janeiro, serão lançadas as primeiras avaliações genéticas de 2023 (2023/1) para todas as raças zebuínas, mas, para esta publicação, os dados já foram processados. 

“O prazo de 24 de janeiro se refere às avaliações que serão divulgadas no mês de abril, antecedendo a ExpoZebu. O período é estratégico para que os criadores venham para a feira munidos dessas informações, que podem e devem ser utilizadas para auxiliar o processo seletivo dentro da fazenda, no sentido de promover o melhoramento genético do rebanho.” 

Como participar: 

O criador deve colher o material biológico (pelos da vassoura da cauda) individualmente, da mesma forma que se colhem para testes de parentesco. O material biológico deve ser colocado em um envelope de papel e indicado com a identificação do animal (série única + RGN) e o nome do proprietário. O envelope deve ser lacrado e enviado para a ABCZ. 

“O criador poderá consultar as avaliações genéticas de todos os indivíduos de seu rebanho por meio do Sistema Integrado de Avaliação Genética, o SIAG, incluindo touros, matrizes e animais jovens. Também é possível acessar as tendências genéticas para fazer o diagnóstico do rebanho em todas as características avaliadas, acasalamentos dirigidos e o módulo avançado, que possui ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de fêmeas”, ressalta Henrique Torres Ventura, destacando ainda que a avaliação de abril é uma atualização somente para as raças Nelore e Tabapuã.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar