Português
24 DE JANEIRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

NOTA DE PESAR: Falecimento Agildo de Medeiros Bastos

NOTA DE PESAR: Falecimento Agildo de Medeiros Bastos
Com pesar, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu o comunicado do falecimento do associado Agildo de Medeiros Bastos, nesta segunda-feira (23), aos 84 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia na coluna.

Natural de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, Agildo era apaixonado pela raça Tabapuã. Associado à ABCZ desde 1989, ele iniciou a seleção da raça ainda em 1979, na Fazenda Tabapuã, no município de São Mateus, também no estado capixaba. 

Em entrevista ao Canal do Boi, no ano de 2010, o criador falou da paixão pelo Tabapuã. “Desde o início, eu senti que era uma raça de grande produtividade, por isso tem uma placa com o nome 'Tabapuã' cravada na entrada da fazenda. É uma raça que vale muito mais do que minha própria vida. Parece até ignorância minha falar isso, mas o Tabapuã vem mostrando o que é a raça, ganhando importantes provas pelo país.”

O técnico da ABCZ no Espírito Santo, Roberto Winkler, ressalta que Agildo de Medeiros Bastos era uma referência na pecuária capixaba. “Foi um dos primeiros criadores de Tabapuã no estado, sendo conhecido e respeitado pelos demais criadores da raça. Ele sempre teve foco em venda de reprodutores PO para rebanhos comerciais e me lembro que, antigamente, ele rodava as exposições, em seu peculiar 'curral móvel', desembarcava os garrotes nos recintos e vendia seus animais.”

O s​​obrinho do pecuarista, Guilherme Bastos, destaca que Agildo Medeiros Bastos deixa um legado à raça Tabapuã e à pecuária zebuína nacional. “Além de ter sido pioneiro, ele foi sempre persistente e participativo nas exposições do setor. Uma inspiração para todos nós.”

O velório acontece no Cemitério Parque da Paz (Ponta da Fruta), no Espírito Santo, mesmo local do sepultamento, previsto para as 15h30 desta terça-feira (24). Agildo de Medeiros Bastos deixa esposa, três filhos e netos. 

A ABCZ presta solidariedade e os mais profundos sentimentos à família e amigos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar