Português
30 DE JANEIRO DE 2023. POR THAÍS FERREIRA

Conselho Deliberativo Técnico (CDT) aprova mudanças no regulamento da 88ª ExpoZebu

Conselho Deliberativo Técnico (CDT) aprova mudanças no regulamento da 88ª ExpoZebu
O Conselho Deliberativo Técnico (CDT), colegiado máximo integrante do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ), se reuniu na tarde da última quinta-feira (26) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Em pauta, as mudanças no regulamento da ExpoZebu 2023, sugeridas durante a primeira reunião de trabalho entre membros da diretoria da ABCZ e representantes de todas as associações promocionais das raças zebuínas.

Entre as propostas, destacam-se algumas específicas no que se refere ao formato dos julgamentos da feira, que será definido de acordo com o número de animais inscritos. A mudança, que passa a valer para todas as raças zebuínas, foi discutida e aprovada por unanimidade.

Outra novidade diz respeito à criação de uma nova classe de julgamento: o ‘Nelore Pelagens’, que será avaliado separadamente do Nelore e Nelore Mocho. O concurso é destinado para os animais inscritos no SRGRZ com as pelagens vermelha, malhada ou pintada de vermelho, malhada ou pintada de preto, amarela, malhada ou pintada de amarelo e preta totale baeta (cinza).

É importante destacar que as demais regras para o concurso ‘Nelore Pelagens’ seguem as mesmas previstas para as raças Nelore e Nelore Mocho, com exceção dos itens 5, 13 e 14 da letra B do artigo 15 do regulamento da ExpoZebu.

O vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que é diretor Técnico e Científico, destaca que as alterações foram discutidas com todos os segmentos envolvidos com a ExpoZebu 2023.

"Com certeza, esta presença do “Nelore Pelagens” será muito importante, atendendo as reivindicações dos criadores e valorizando o excelente trabalho que tem sido feito por eles! Aproveito para convocar todos os Conselheiros e o Corpo Técnico da ABCZ para que incentivem a participação dos criadores na ExpoZebu, pois a sua presença é que engrandece o nosso evento! Aproveito também para convidar todos os agropecuaristas, do Norte ao Sul do Brasil, a estarem conosco na ExpoZebu 2023!".

A ExpoZebu 2023 será realizada de 29 de abril a 7 de maio. Os criadores interessados poderão realizar o processo de inscrição dos animais no site da ABCZ, a partir de hoje (30).

Confira as novidades técnicas da ExpoZebu 2023:

- A) Para as raças com até 100 animais inscritos, a modalidade de julgamento será de jurado único. Para as raças com mais de 100 animais inscritos, a modalidade de julgamento será de Comissão Tríplice. Será considerado o número de animais inscritos até o dia 03/04/2023 para definição da modalidade de julgamento. Para a escolha dos jurados serão utilizadas as indicações dos expositores, sendo que cada expositor indicará, individualmente, no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) jurados. A definição dos jurados, seja jurado único ou comissão tríplice e sempre considerando os mais votados, será realizada seguindo o ordenamento das raças de forma decrescente em função do número de animais inscritos. Para as raças a serem avaliadas por jurado único, será realizado sorteio entre os 3 (três) mais indicados pelos expositores. Para as raças a serem avaliadas por comissão tríplice, será realizado sorteio entre os 5 (cinco) mais indicados pelos expositores. Se necessário, em função de não haver mais opções disponíveis nas indicações dos expositores, os jurados serão indicados para sorteio pelo Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ). O jurado suplente e os jurados auxiliares serão definidos pelo CJRZ e submetidos à apreciação da diretoria.

- B) Criação da Classe “Nelore Pelagens” para julgamento, separadamente do Nelore e Nelore Mocho, destinada somente para os animais inscritos no SRGRZ com as pelagens vermelha, malhada ou pintada de vermelho, malhada ou pintada de preto, amarela, malhada ou pintada de amarelo, preta totale baeta (cinza). Será adotada a tabela de pesos mínimos do Nelore Mocho com redução de 15%. Para que possa haver julgamento da referida classe será necessária a inscrição mínima de 40 animais de 4 expositores diferentes. A idade máxima será de 42 meses para as fêmeas e de 36 meses para os machos, com a criação do Campeonato Touro Sênior para os animais machos de 30 a 36 meses. Também haverá a fusão dos campeonatos Bezerra(o) Jovem e Bezerra(o). Todas as alterações foram aprovadas por unanimidade.

Confira em anexo as tabelas do concurso ‘Nelore Pelagens’.

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar