Português
17 DE FEVEREIRO DE 2023. POR EDUARDO IDALÓ

Pesagem intermediária da prova de ganho de peso a pasto do ‘Zebu: Carne de Qualidade’ comprova a eficiência das raças zebuínas para a produção de carne

Pesagem intermediária da prova de ganho de peso a pasto do ‘Zebu: Carne de Qualidade’ comprova a eficiência das raças zebuínas para a produção de carne
Os 147 animais que participam da terceira edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ passaram por mais uma etapa de pesagem da prova de ganho de peso a pasto, na manhã desta sexta-feira (17), na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Os resultados mostraram ganho de peso médio de 800 gramas por dia. Nesse período das águas eles ficam no sistema à pasto e recebem suplementação, que aliada à condição genética traz resultados direto na balança. “É um ganho excelente, considerando que nessa etapa, estamos usando uma braquiária e a suplementação proteica e energética nos cochos”, destacou a pesquisadora da Embrapa, Giovana Maciel.

Nesta edição do Programa participam animais de cruzamentos entre raças zebuínas. Já são 249 dias de monitoramento dos animais. Essa foi a penúltima pesagem antes deles entrarem em confinamento, período em que o ganho mensal de peso deve dobrar. Segundo o médico veterinário, Vitor Ciabic, medidas de manejo sanitário são adotadas nessa reta final do período à pasto, para o momento que entrarem no confinamento não terem nenhuma alteração no ganho de peso.
 
As pesagens são realizadas a cada 28 dias. Atenção maior também com a saúde dos touros, para que eles entrem na reta final do programa com todas as condições de apresentarem os melhores resultados. “O manejo de controle diário de pastagem e de sanidade animal é um cuidado constante que temos aqui na fazenda. Realizamos o acompanhamento desde a entrada e saída dos piquetes”, destacou a gerente da fazenda experimental, Nínive Carneiro.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar