Português
23 DE FEVEREIRO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ divulga novidades do regulamento da ExpoZebu

ABCZ divulga novidades do regulamento da ExpoZebu
Alterações dizem respeito aos julgamentos das raças zebuínas

O evento mais esperado do ano para o setor da pecuária zebuína terá novidades impactantes. O regulamento da 88ª ExpoZebu, programada para os dias 29 de abril a 7 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), passou por atualizações referentes aos julgamentos das raças zebuínas e outras partes da programação.

O vice-presidente e membro efetivo do colégio de jurados da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, explica que as mudanças têm o objetivo de levar mais informações relevantes para o produtor que acompanhar as avaliações dos animais durante a ExpoZebu.

“O intuito é valorizar as informações ligadas à produtividade, tanto nos julgamentos, quanto nos comentários dos jurados. Características como fertilidade, idade ao primeiro parto, circunferência escrotal, área de olho de lombo e ganho de peso diário, entre outras, estarão mais em evidência durante os julgamentos”, descreve Arnaldo.

Jurados
As modalidades dos julgamentos dos animais passaram por alterações. Para raças com até 100 animais inscritos, a modalidade de julgamento será de jurado único. Para aquelas com mais de 100 animais, a modalidade será de comissão tríplice. Para a definição da modalidade, será considerado o número de animais inscritos até o dia 3 de abril de 2023. Já os jurados serão definidos de acordo com as indicações dos expositores – cada expositor indicará, individualmente, pelo menos três e até cinco jurados.

A definição dos jurados será feita segundo o ordenamento das raças de forma decrescente, em função da quantidade de animais inscritos.

Vale ressaltar, também, que, no caso de julgamentos avaliados por jurados únicos, será realizado um sorteio entre os três mais indicados pelos expositores. Já para as raças a serem avaliadas por comissão tríplice, o sorteio será entre os cinco mais votados.

Em caso de necessidade, em função de se esgotarem as opções disponíveis entre as indicações dos expositores, os jurados serão indicados para sorteio à Diretoria da ABCZ pelo Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ). O jurado suplente e os jurados auxiliares serão definidos pelo CJRZ e submetidos à apreciação da Diretoria.

Nelore Pelagens
Outra novidade é a criação da classe Nelore Pelagens para julgamento, que funcionará de forma independente das classes já existentes (Nelore e Nelore Mocho).

Esta nova modalidade será destinada aos animais inscritos no SRGRZ com as pelagens vermelha, malhada ou pintada de vermelho, malhada ou pintada de preto, amarela, malhada ou pintada de amarelo, preta total e baeta (cinza).

Será adotada a tabela de pesos mínimos do Nelore Mocho, com redução de 15%. O julgamento desta nova classe exigirá a inscrição mínima de 40 animais, de quatro expositores diferentes. As idades máximas serão de 42 meses, em relação às fêmeas, e 36 meses, para os machos. No que diz respeito aos machos de 30 a 36 meses, será criado o Campeonato Touro Sênior, conforme tabela abaixo.



Haverá, também, a fusão dos campeonatos Bezerra(o) Jovem e Bezerra(o).

As demais regras para o concurso Nelore Pelagens seguem as mesmas diretrizes usadas para as classes Nelore e Nelore Mocho, com exceção dos itens 5, 13 e 14 da letra B do artigo 15 do regulamento da ExpoZebu. Também será extinta a obrigatoriedade de haver um animal com mais de 18 meses nas progênies de pai e de mãe.

Conjunto Progênie de Pai Nova Geração
O campeonato Conjunto Progênie de Pai Nova Geração será extinto. Quando o reprodutor pai dos animais que compõem os Conjuntos Progênie de Pai e Progênie Jovem de Pai tiver menos de 60 meses e 0 (zero) dia, na data base do evento, a pontuação alcançada de acordo com a sua colocação será aumentada em 10%.

Gir Leiteiro
Por fim, também foram definidas mudanças na pontuação dos campeonatos Conjuntos Progênie Pai/Mãe/Família, para a raça Gir Leiteiro, conforme lista abaixo:



Confira, ainda, o calendário de julgamentos da 88ª ExpoZebu:
Data das 7h30 às 12h30 das 14h às 18h
30 de abril (domingo) Nelore Gir Leiteiro
1º de maio (segunda-feira) Nelore Gir Leiteiro
2 de maio (terça-feira) Nelore
Sindi
Tabapuã
Gir Dupla Aptidão
Gir Leiteiro
Guzerá
Tabapuã
3 de maio (quarta-feira) Brahman a Campo
​​​​​​​Guzerá
Nelore
Sindi
Tabapuã
​​​​​​​Campeonato Modelo Frigorífico
​​​​​​​Matriz Modelo - Prêmio Orestes Prata Tibery Júnior
Brahman
​​​​​​​Gir Dupla Aptidão
Gir Leiteiro
Nelore Mocho
Sindi
4 de maio (quinta-feira) Brahman a Campo
Girolando
​​​​​​​Nelore
​​​​​​​Nelore Pelagens
Sindi
​​​​​​​Tabapuã
Brahman
Gir Dupla Aptidão
Gir Leiteiro
Girolando
Guzerá
Indubrasil
Nelore Mocho
5 de maio (sexta-feira) Brahman a Campo
Gir Leiteiro
Girolando
Guzerá
​​​​​​​Nelore
Nelore Pelagens
Sindi
Brahman
​​​​​​​Gir Leiteiro (Grande Campeonato)
Girolando (Grande Campeonato)
Guzerá
Indubrasil
6 de maio (sábado)

Grandes Campeonatos - 8h às 10h

​​​​​​​Brahman
Gir Dupla Aptidão
​​​​​​​Guzerá
​​​​​​​Indubrasil

Grandes Campeonatos - 10h às 12h

​​​​​​​Nelore
Nelore Mocho
Nelore Pelagens
Sindi
​​​​​​​Tabapuã



 

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar