Português
28 DE FEVEREIRO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ concede primeiro selo Leite de Zebu à Estância Silvania

ABCZ concede primeiro selo Leite de Zebu à Estância Silvania
A chancela funciona como uma garantia de origem dos produtos lácteos fabricados 100% com leite zebuíno, agregando valor no mercado e comprovando a superioridade nutricional

A Estância Silvania, tradicional criatório com mais de 60 anos de história dedicados à seleção de gado Gir Leiteiro, tornou-se a primeira propriedade a receber o selo Leite de Zebu, chancela concedida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para certificar a qualidade superior de produtos lácteos desenvolvidos com leite 100% zebuíno.

Para os criadores Camila e Eduardo Falcão, que comandam os trabalhos da Estância Silvania, o reconhecimento é uma importante conquista para a fazenda, que vem se destacando pela sua produção de queijos artesanais e leite A2A2 nos últimos anos. Todos os produtos oriundos da propriedade são elaborados com leite 100% Gir Leiteiro PO.

“A ordenha aqui na Estância Silvania é feita com o bezerro ao pé, sem uso de hormônios e vacas criadas a pasto, o que garante o frescor e originalidade em nossos lácteos artesanais. Nossa fazenda é a primeira da América Latina certificada tanto para produção de leite A2A2, quanto para bem-estar animal”, explica Camila.

“O selo Leite de Zebu dá ao consumidor a possibilidade de rastrear o produto. Trata-se de um produto de muita qualidade nutricional, oriundo de animais criados a pasto e sem uso de hormônios, adaptados ao clima tropical e sem presença de parasitas. o resultado é um produto com maior diferença ômega 3 e 6, além de mais ácido linoleico conjugado, chamado de CLA, e ácidos graxos”, descreve Eduardo.

De acordo com o diretor da ABCZ responsável pelos assuntos relacionados à pecuária leiteira, Rodrigo Simões, o selo Leite de Zebu informa o consumidor de que o produto chancelado tem qualidade superior em relação a outras opções no mercado.

“O leite A2A2 e os derivados que são fabricados a partir dele são cada vez mais procurados, e o nosso objetivo com o selo é valorizar os pecuaristas leiteiros que se dedicam ao desenvolvimento de produtos diferenciados, que mostram realmente o potencial da genética zebuína. Vale ressaltar que o leite A2A2 é indicado para pessoas com alergia à beta-caseína A1 do leite, consolidando-se como uma alternativa para estes consumidores”, comenta.

A gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Mariana Alencar, aponta que o criador precisa cumprir uma série de requisitos para receber a chancela Leite de Zebu.

“Para ser apto a receber o selo, o criador deve participar do PMGZ Leite Max, possuir garantia de origem sanitária dos seus produtos lácteos, assim como as suas análises nutricionais. O pecuarista deve participar, também, das provas de controle leiteiro”, ressalta Mariana.

Após a análise das documentações e declarações requeridas, o criador recebe o selo Leite de Zebu para que seja impresso em seus produtos como forma de garantia de origem e valorização da qualidade dos lácteos fabricados em sua fazenda.

“O criador que atender aos critérios do Leite de Zebu pode entrar em contato com a equipe do PMGZ Leite Max para fazer a solicitação do selo. A chancela também contribui para agregar valor aos lácteos, aumentando a renda da propriedade graças à valorização no mercado”, enfatiza a gerente.

​​​​​​​Para mais informações sobre o selo Leite de Zebu, entre em contato pelos telefones (34) 3319-3934 ou (34) 3319-3935, ou pelo e-mail marianaalencar@abcz.org.br.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar