Português
14 DE MARÇO DE 2023. POR THAÍS FERREIRA

ABCZ participa de ‘Dia de Campo’ promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

ABCZ participa de ‘Dia de Campo’ promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre o “ILPF e melhoramento genético do Nelore Mocho”, programa que conta com o apoio da ABCZ

Produzido com informações da assessoria de comunicação da CATI

Entusiastas do setor produtivo que desenvolvem práticas sustentáveis se reuniram na última sexta-feira (10), no município de Manduri (SP), para participar do ‘Dia de Campo “Leguminosas de Verão” e “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)’, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada no evento por seu gerente de Melhoramento Genético, Lauro Fraga Almeida. O encontro, que também contou com a participação do secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, teve uma programação com enfoque prático e dividida em estações com visita técnica guiada.

Durante o dia de campo, foram realizadas palestras sobre o “ILPF e melhoramento genético do Nelore Mocho”, tema que foi desenvolvido pelo médico veterinário Bráz Costa de Oliveira Júnior, diretor do Núcleo de Produção de Sementes de Avaré e responsável, na CATI, pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore Mocho, e Sílvio Tavares, pesquisador da APTA Regional de Tietê.

Vale destacar que a ABCZ é uma das apoiadoras do Programa Melhoramento Genético da Raça Nelore Mocho, que atualmente conta com aproximadamente 150 animais, entre matrizes e reprodutores, na área de Integração Lavoura e Pecuária (ILP) do Centro de Produção “Ataliba Leonel”, pertencente à CATI Sementes e Mudas.

O programa é fruto de uma parceria entre instituições da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado: a Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento de Andradina, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) Regional, e CATI Sementes e Mudas, departamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

“Nosso programa começou há alguns anos na Regional de Andradina da Apta e, há dois anos, passou a ser realizado aqui na nossa unidade. A filosofia do Programa de Melhoramento Genético é não apenas fixar a característica mocha, e sim atender as necessidades da sociedade que busca um rebanho sem chifre. A característica mocha melhora o manejo com as pessoas, facilita o transporte, mas, dentro do programa, também buscamos características produtivas, reprodutivas e de qualidade de carcaça”, explica Braz Costa de Oliveira Júnior.

Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, revela os próximos passos da parceria. “Queremos andar lado a lado com a SAA/CATI/APTA/IZ. Neste projeto específico, a ABCZ faz os registros genealógicos e trabalha ao lado dos técnicos altamente capacitados para o melhoramento do rebanho Nelore Mocho. Queremos realizar um dia de campo para apresentar a Fazenda Ataliba Leonel como produtora de Nelore Mocho de Qualidade, pois, a partir de 2024, eles serão fornecedores desta outra qualidade de semente, os touros Nelore Mocho do Instituto de Zootecnia”, conta.

A ABCZ é parceira da SAA e CATI no Pró-Genética, que é uma política de estado em São Paulo. “Em 2022, realizamos quatro feiras e chancelamos alguns leilões. Para 2023, aumentaremos o número de eventos chancelados e realizaremos dias de campo e seminários, pois entendemos que os pecuaristas paulistas podem e precisam usar a genética zebuína melhoradora, mas devemos, também, contribuir para a transferência de tecnologia para os produtores rurais do estado.”
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar