Português
20 DE MARÇO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

Melhoramento genético das raças zebuínas é destaque em encontro comercial da AG Brasil

Melhoramento genético das raças zebuínas é destaque em encontro comercial da AG Brasil
Realizado na Central Seleon, em Itatinga (SP), evento ressaltou sinergia entre a ABCZ, PMGZ e as centrais de genética

Na semana passada, a Central Seleon, em Itatinga (SP) foi palco de um encontro comercial promovido pela Accelerated Genetics (AG Brasil), empresa de referência no mercado de melhoramento genético bovino. O evento reuniu o time comercial da AG e contou com a participação da equipe de Fomento da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que apresentou os produtos e serviços da entidade – em especial, aqueles relacionados ao PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).

A maior associação da pecuária zebuína mundial foi representada pelo coordenador do Fomento do PMGZ Corte e PMGZ Comercial, Helcio Rideyuki, e pelo gerente de Fomento da ABCZ, Ricardo Abreu, no evento que foi realizado na Central Seleon.

Com o tema ‘ABCZ e PMGZ’, a apresentação da equipe de Fomento esclareceu sobre a sinergia entre o programa de melhoramento genético e a entidade, trazendo benefícios, qualidade e informações para o produtor. O PMGZ é uma ferramenta desenhada para auxiliar o criador que busca mais rentabilidade por meio do melhoramento genético – nesse contexto, a melhor solução para o pecuarista é investir em touros melhoradores PO (Puros de Origem).

“No treinamento, notamos o reconhecimento que a ABCZ e o PMGZ têm, quando o assunto é melhoramento genético – em 2022, as vendas de sêmen das raças zebuínas PO cresceram mais de 2,7% em relação ao ano anterior. Também tivemos a oportunidade de assistir ao desfile de touros da bateria AG, com muita qualidade nas DEPs, padrão racial e avaliação genética, constituindo a filosofia de trabalho que produzirá a fêmea zebuína, a base do plantel em aspectos reprodutivos, produtivos e funcionais”, comenta Helcio Rideyuki.

​​​​​​​Para Ricardo Abreu, o evento ressaltou a importância dos encontros realizados entre a ABCZ e as centrais de genética.
“O aumento do número de touros presentes no sumário do PMGZ com doses de sêmen disponíveis em centrais é uma prova da importância dessas parcerias, bem como o crescimento do PNAT, o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens, que é a maior fonte de touros jovens PO avaliados para compor a bateria das centrais. Agradecemos o convite do William Xavier, da AG, e parabenizamos a Central Seleon pela estrutura e receptividade”, aponta Ricardo.

​​​​​​​Por fim, a AG também comemorou a presença da ABCZ no encontro e destacou as contribuições da associação para a promoção do melhoramento genético bovino. “Estamos trabalhando em linha com o mercado, também vislumbrando o futuro e investindo nos reprodutores e intensificando parcerias com o PMGZ. Estamos Accelerando para o Futuro!”, resume William Xavier, gerente comercial da AG Brasil.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar