Português
23 DE MARÇO DE 2023. POR

ABCZ repercute fim do embargo chinês à carne brasileira

ABCZ repercute fim do embargo chinês à carne brasileira
Associação reforçou a necessidade de revisão dos protocolos para evitar novos episódios

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comemora, junto aos pecuaristas, o fim do embargo chinês à carne bovina brasileira.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Fávaro, nesta sexta-feira (23), em Pequim.

A China suspendeu as exportações de carne brasileira em fevereiro, quando um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina foi registrado em Marabá, no estado do Pará.

A decisão do governo chinês foi tomada numa reunião com autoridades sanitárias do país asiático. Além de suspender o embargo, a China habilitou quatro novos frigoríficos brasileiros para exportar carne ao país.

A China representa mais de 60% das receitas de exportação de carne brasileira. A ABCZ já havia se posicionado sobre o episódio que colocou em risco a credibilidade e o trabalho da pecuária nacional. No cenário econômico, quanto maior o player, maior a repercussão e queda de preços no mercado do boi gordo. O fim do embargo é importante para a correção dos preços no setor. “O que precisamos é de mecanismos que nos protejam comercialmente”, avaliou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Para o gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, a situação mostra agilidade do Mapa na forma como trata as questões sanitárias. “É um recado que o Brasil passa ao mundo, da agilidade em se posicionar em situações de crise, ao passo que revela a necessidade de revisão de protocolos sanitários para evitar novos acontecimentos”, pontua.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar