Português
20 DE ABRIL DE 2023. POR

ABCZ apoia decisão do MAPA de permitir a movimentação de animais entre estados que suspenderam ou ainda praticam a vacinação contra aftosa

ABCZ apoia decisão do MAPA de permitir a movimentação de animais entre estados que suspenderam ou ainda praticam a vacinação contra aftosa
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) considerou adequada a decisão anunciada em ofício-circular pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, de permitir a movimentação de animais e de produtos entre estados que suspenderam a vacinação contra Febre Aftosa e os demais estados que ainda praticam a vacinação.
A decisão contempla os estados do Bloco IV composto pelo Distrito federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e leva em consideração o avanço do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância, elaborado para consolidar a condição sanitária conquistada no Brasil que estabeleceu prazo até 2026 para retirada da vacinação no país. 
“Essa medida garante mais tempo para que os estados se organizem e consigam o reconhecimento internacional de zona livre sem vacinação sem que o trabalho realizado entre eles seja interrompido”, destaca o presidente Gabriel Garcia Cid.
O pleito brasileiro para reconhecimento das zonas livres de Febre Aftosa será apresentado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) no próximo ano.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar