Português
21 DE ABRIL DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Equipe de Fomento do PMGZ visita propriedades em Mato Grosso

Equipe de Fomento do PMGZ visita propriedades em Mato Grosso
A equipe de Fomento do PMGZ colocou o pé na estrada para ver de perto o progresso genético de rebanhos participantes do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ. Desta vez, o destino foi o estado de Mato Grosso, carro-chefe da produção de bovinos no país.   

Em seis dias, o gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, e o coordenador regional de Fomento em MT, Gabriel Pedrosa, visitaram os criatórios VRJC, Terra Nobre, JE Tamanduá, Passo do Lobo e Jacamim. O supervisor regional do PMGZ em MT, Fábio Ferreira, e o técnico de campo, Luís Gustavo Wenzel, também participaram de parte da rota pelo estado mato-grossense. 

“Tivemos oportunidade de mostrar como a ABCZ e o PMGZ pode contribuir dentro das fazendas apresentando os diferenciais dos nossos produtos e serviços com foco em conhecer o rebanho. Agradecemos a todos os criadores e equipes das fazendas, que nos receberam tão bem”, destaca o gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu.

“Para nós é gratificante estar junto dos criadores de Mato Grosso. Compartilhamos muitos conhecimentos, de forma didática e democrática, contribuindo com essa pecuária tão relevante para o país”, comenta Gabriel Pedrosa. 

No criatório VRJC, em Tangará da Serra, dos pecuaristas José Carlos Prata Cunha e Kalu Prata Cunha, a equipe pôde acompanhar o trabalho do técnico Gustavo Wenzel durante vistoria de bezerros para controle de RGN e pesagem aos 120 dias. 

“É um prazer muito grande estar junto de uma equipe tão capacitada, como a da ABCZ. Nos traz mais confiança para seguir em frente. O PMGZ direciona nosso trabalho há muitos anos e tem proporcionado avanços expressivos”, ressalta Kalu Prata Cunha.

Já na Terra Nobre, do criador Osmar Alves de Queiroz, a equipe foi recebida pelo gerente Vagner Lopes. O promissor criatório está prestes a realizar seu primeiro leilão de touros e matrizes oficializado pela ABCZ. 

“É muito gratificante ver que a ABCZ está realmente comprometida com os criadores. Temos um relacionamento muito bom com toda a equipe técnica e o PMGZ é nossa base, auxiliando em todo o processo de seleção”, afirma Vagner Lopes. 

Na JE Tamanduá, de José Eusébio, os técnicos do PMGZ conheceram de perto o rebanho comercial do criatório, que está com cerca de oito mil animais participando do programa. 

Ainda tratando de rebanhos comerciais, a equipe visitou a Passo do Lobo, em Nova Mutum, do pecuarista Florian Diez, está ingressando no PMGZ Comercial em busca de intensificar a seleção, visando animais mais produtivos e rentáveis. 

“É uma honra receber a equipe qualificada da ABCZ em nossa propriedade. Aderimos ao PMGZ Comercial para auxiliar no melhoramento do nosso gado, proporcionando beleza, uniformidade e aumento de produtividade”, comenta o gerente Vidal Gabriel Jr.

Finalizando as visitas pelo estado de Mato Grosso, a equipe da ABCZ participou do Dia de Campo e Leilão da Fazenda Jacamim, também em Nova Mutum, do pecuarista Marcos Vilella. O time da ABCZ participou de uma das estações de campo, apresentando o PMGZ aos mais de 300 pecuaristas presentes no evento.   

“Só tenho que agradecer à toda equipe da ABCZ, que vestiu a camisa e veio muito preparada para somar ao evento. O PMGZ contribui de forma muito expressiva dentro da seleção Jacamim. Estamos muito satisfeitos com os resultados e pretendemos fortalecer cada vez mais essa parceria”, afirma Marcos Vilella. 

O supervisor regional do PMGZ, Fábio Ferreira, também agradece a recepção nas propriedades. “Foi uma grande oportunidade para mostrar aos pecuaristas o trabalho que é feito com o PMGZ porteira adentro, demonstrando a importância do melhoramento genético e do investimento em touros melhoradores e, nesse contexto, a habilidade materna é uma característica-chave, pois as matrizes são o maior patrimônio de uma fazenda”.

Já o técnico de campo, Luís Gustavo Wenzel, que atende os criadores de MT, ressalta a importância do trabalho desenvolvido no estado do centro-oeste do país. “A ABCZ e o PMGZ têm contribuição importante para a pecuária mato-grossense. Ficamos felizes em fazer parte de todos os avanços”.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar