Português
28 DE ABRIL DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

88ª ExpoZebu: primeiras ordenhas preliminares do Concurso Leiteiro são realizadas

88ª ExpoZebu: primeiras ordenhas preliminares do Concurso Leiteiro são realizadas
As 48 horas anteriores ao torneio são fundamentais para a padronização e ajuste dos animais participantes; tradicional competição da ExpoZebu estende-se até o dia 3 de maio

A 43ª edição do Concurso Leiteiro foi destaque na contagem regressiva para a 88ª ExpoZebu. O tradicional evento quebrou recordes de inscrições neste ano – no total, são 54 animais da raça Gir Leiteiro, 10, da raça Sindi, e 6 exemplares da raça Girolando, totalizando 70 inscritos. A disputa começa oficialmente no próximo domingo (30).

“É uma responsabilidade enorme para que o concurso cumpra o seu principal objetivo – destacar a produção do Zebu leiteiro no seu máximo potencial, desde que as condições sejam igualitárias em termos de oportunidades para todos”, comenta a Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar.

As primeiras ordenhas preliminares da competição foram realizadas já nesta sexta-feira – trata-se de uma fase fundamental para o Concurso Leiteiro, conforme explica Mariana.

“Neste período prévio de 48 horas, fazemos todos os procedimentos necessários – principalmente, em relação ao manejo, entrada das baterias e comunicação com os ordenhadores. É um período de ajuste e padronização, que é muito importante.”

Até o final do concurso, durante as ordenhas, os pavilhões permanecem fechados. O acesso fica restrito à equipe que atua durante todo o processo; são cerca de 100 profissionais envolvidos, entre médicos, fiscais, técnicos, tratadores e ordenhadores.

O torneio estende-se até o dia 3 de maio e as premiações serão entregues no dia 5.

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar