Português
29 DE ABRIL DE 2023. POR PAULO BORGES

ABCZ e Emater assinam termo de cooperação técnica durante abertura da Feira de Gastronomia

ABCZ e Emater assinam termo de cooperação técnica durante abertura da Feira de Gastronomia
Foi aberta oficialmente, nesta sexta-feira (28), a quarta edição da Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, que segue até o dia 4 de maio no Parque Fernando Costa, dentro da programação da 88ª ExpoZebu. A feira conta com mais de 100 expositores mineiros e ressalta a diversidade e a qualidade da gastronomia e artesanato de Minas Gerais. Além disso, foi palco da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a ABCZ e Emater/MG.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades políticas estaduais e locais, entre elas, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado (Seapa), Thales Fernandes e da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. 

A feira conta com a parceria do Sistema CNA/Faemg/Senar, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Seapa e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento ainda conta com o apoio do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes e da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU).

Entre os produtos comercializados na feira estão o queijo, doces caseiros, café e artesanato com peças exclusivas. A expectativa é receber cerca de 100 produtores rurais e expositores, tudo de forma democrática, de modo a dar visibilidade, sobretudo, aos pequenos produtores do estado.

O secretário de Agricultura, Thales Fernandes, ressaltou a importância da feira da produtividade dos pequenos produtores e a necessidade de formalização deles para que possam produzir ainda mais, gerando emprego e renda. “Hoje temos 900 mil propriedades rurais em Minas Gerais, sendo que 93% é composto da pequena propriedade rural. São mais de 35 mil agroindústrias familiares e estamos trabalhando para trazer esta turma para a formalidade”, afirmou.

Já o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacou o papel de destaque da agroindústria familiar. “A feria de gastronomia é fruto da agroindústria familiar de Minas Gerais, que gera uma produção de 200 mil toneladas por ano”, pontuou. 

A edição deste ano da Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas voltará a fazer parte do Circuito Jazz de Uberaba (MG) e contará, também, com oficinas especiais, organizadas pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que ensinarão aos participantes como fazer deliciosas receitas típicas da região. Para saber mais sobre a programação completa das oficinas, visite o site da ABCZ: https://www.abcz.org.br/.

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar