Português
01 DE MAIO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

Comitiva da Associação Mexicana dos Criadores de Zebu homenageia ABCZ pelos 100 anos da primeira importação de genética zebuína

Comitiva da Associação Mexicana dos Criadores de Zebu homenageia ABCZ pelos 100 anos da primeira importação de genética zebuína
Placa comemorativa será instalada no Salão Internacional da entidade; Diretoria da ABCZ sinalizou apoio técnico para contribuir para o melhoramento genético no país

O Parque Fernando Costa, sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), recebeu a visita de uma comitiva da Associação Mexicana dos Criadores de Zebu (AMCC). Na ocasião, os visitantes presentearam a Diretoria da ABCZ com uma placa comemorativa dos 100 anos da primeira importação para o México de um zebuíno de origem brasileira.

O grupo foi recebido pelo Presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid, além do Superintendente Geral, Moacir Sgarioni, o Gerente de Melhoramento Genético, Lauro Fraga Almeida, o Diretor Internacional, Bento Mineiro, o Superintendente de Marketing e Internacional, Juan Lebron, e a analista do Departamento Internacional da ABCZ, Raquel Borges.

“Foi um momento de muita alegria receber este presente da AMCC. Também falamos sobre parcerias, do apoio que pediram à ABCZ para realizar treinamentos técnicos no México – um pedido que, prontamente, aceitamos. Queremos sempre construir parcerias para auxiliar. Inclusive, nossos jurados sempre realizam julgamentos nas feiras mexicanas. O México é um país irmão nosso e, também, criador de Zebu. Agradecemos em nome de todos os nossos associados”, comemora Gabriel.

A placa comemorativa será instalada no Salão Internacional da ABCZ, que também fica no Parque Fernando Costa. Para o conselheiro da AMCC, Gregorio Oropeza, o encontro das duas entidades marca a possibilidade de fortalecer a relação entre o Brasil e o México.

“Agora que festejamos os 100 anos da primeira importação, lá no México, queríamos, agora, fazer um reconhecimento à ABCZ, porque levaram essa genética para o nosso país. O Brasil é muito importante para nós, já que todas as raças que o país tem também são criadas no México. É a possibilidade de fazer um intercâmbio de material genético”, aponta Gregorio.

Memória do Zebu – O Superintendente Geral da ABCZ, Moacir Sgarioni, que já fez inúmeras viagens pela América Latina no período de 1968 a 1980 e trabalhou com exportação de material genético zebuíno, lembrou as visitas que fez ao amigo Jorge Suarez e mostrou à comitiva os registros da época em que aparece junto de Jorge ao lado de um exemplar da raça Zebu, importado da Índia por Celso Garcia Cid.

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar