Português
01 DE MAIO DE 2023. POR MELISSA PARONETO

‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’ é grande destaque da 88ª ExpoZebu nesta segunda-feira (1º)

‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’ é grande destaque da 88ª ExpoZebu nesta segunda-feira (1º)
Sem medo do futuro, a maior entidade mundial das raças zebuínas abriu as portas para discutir um dos temas mais atuais no universo da pecuária: a sustentabilidade. O ‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’ reuniu, nesta segunda-feira (1º), especialistas nas mais diversas áreas ligadas à neutralidade de carbono, que é uma alternativa para evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa.

“O consumidor de hoje, além de querer um produto de qualidade, quer saber as condições com que este produto foi elaborado e que impacto ele gerou ambientalmente e socialmente. E está disposto a pagar mais pelo produto desde que tenha tido pouco ou nenhum impacto ambiental”, destaca Juan Lebron, Superintendente de Marketing da ABCZ.

Informações técnicas, sobre legislação e abrangendo o mercado de crédito de carbono foram abordadas na programação do evento. Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, falou diretamente com os criadores sobre as boas práticas de produção e o retorno financeiro que se pode obter dentro de uma propriedade sustentável.

As práticas inadequadas trazem um prejuízo muito grande, não só no bolso, como no próprio carbono. Há uma relação direta na retenção de carbono no sistema e na melhoria da eficiência inclusive financeira deste sistema pecuário”, comenta Roberto Giolo.

Além de abrir a entidade para discutir o assunto, a ABCZ já desenvolve ações efetivas sobre o tema em parceria com universidades e instituições de pesquisas. Na Fazenda Experimental da ABCZ, em Uberaba (MG), programas como o ‘Zebu: Carne de Qualidade’ e Integra Zebu avaliam vários aspectos como a eficiência alimentar, recuperação de pastagens e sistematização de produção.

“Seguimos buscando uma pecuária de precisão, trabalhando com responsabilidade e servindo de exemplo para todos os produtores de diversas partes do planeta”, finaliza o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
 

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar