Português
03 DE MAIO DE 2023. POR PAULO BORGES

88ª ExpoZebu: evento aborda o futuro da pecuária internacional

88ª ExpoZebu: evento aborda o futuro da pecuária internacional
Celebrando os 20 anos do projeto Brazilian Cattle, workshop estratégico discutiu temas como mercado e sustentabilidade

O Salão Internacional da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), localizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), recebeu, nesta terça-feira (2), um workshop estratégico para discutir ações que visam os próximos 20 anos da pecuária internacional. O evento faz parte das celebrações de 20 anos do projeto Brazilian Cattle, fruto da parceria entre ApexBrasil e ABCZ, e contou com a participação de representantes de fazendas e empresas, técnicos e especialistas.

Durante o encontro também foi assinado um “tratado”, que será guardado e aberto daqui a 20 anos para ser analisado. O documento funcionará como uma espécie de cápsula do tempo.

O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Thiago Bernadino, foi um dos palestrantes do workshop. Segundo ele, foram debatidos temas como sustentabilidade e mudanças no mercado. Bernadino reforçou que é preciso entender como será o mercado nos próximos anos para, dessa forma, conseguir atender as demandas.

“É uma pecuária que vai ter que ser baseada em mais produção, mas sempre respeitando o meio ambiente e a parte social”, ponderou.

O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacou a importância das relações internacionais desenvolvidas durante a 88ª ExpoZebu e, ainda, como o Brazilian Cattle contribui para que o país seja o maior exportador de carne do planeta e o terceiro maior de leite.

“Dados econômicos mostram que a média anual de exportação do Brasil, nos últimos dez anos, alcançou 225 bilhões de dólares, exportando genética e animais vivos para países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio”, ressaltou o presidente, lembrando que, até o momento, a feira recebeu visitantes de pelo menos 28 países.

Já a analista de Relações Internacionais da ABCZ, Cyntia Araújo Dutra, fez um balanço das ações desenvolvidas e o que esperar para o futuro.

“Dentro desses 20 anos conquistamos o mercado internacional, parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o que facilitou para que tivesse essa ponte entre os compradores e as empresas que fazem parte do projeto”, concluiu.

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar