Português
05 DE MAIO DE 2023. POR JOYCE RODRIGUES

ABCZ propõe criação da Frente das Associações de Bovinos do Brasil

ABCZ propõe criação da Frente das Associações de Bovinos do Brasil
Grupo de trabalho reúne 14 associações detentoras de registros de bovinos; segunda reunião está marcada para 7 de junho

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) reuniu, na manhã desta sexta-feira (5), na sala da Diretoria, 14 associações de raças detentoras de registros bovinos, com o objetivo de discutir a criação da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB).

“O grupo de trabalho é uma iniciativa inédita que marca a história da ABCZ e da pecuária nacional, para assegurar oportunidades mais amplas de participação em assuntos de interesse da pecuária nacional, como a agilidade na liberação de touros em central”, destaca o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Os Vice-Presidentes da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges e Ana Cláudia Mendes de Souza, ressaltaram a importância de reunir entidades que atuam para o aumento da produção de carne e leite no país.

O Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, lembrou de como a ação conjunta vai refletir na representatividade das raças. “Estou muito feliz com a oportunidade de criar um canal de comunicação, porque existe assimetria nas decisões; elas se diluem no corpo do Ministério e esse tratamento coletivo vai ser muito importante, já que, no primeiro momento, vamos nos conhecer para saber onde convergir e onde nos respeitar nas peculiaridades das raças”, reforça.

​​​​​​​Durante o encontro, foram apresentadas propostas de alinhamento de demandas de ordem técnica, política e de comunicação em favor dos produtores. Em pauta, definições sobre atribuições de cada representante e vigência de atuação.  A ABCZ será a primeira entidade a coordenar a FABB; após o primeiro ano de trabalho, a responsabilidade da liderança passará para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

​​​​​​​Para o Presidente da Girolando, Domício Arruda, o caminho do fortalecimento das entidades passa pela união. “Temos pautas urgentes, outras surgirão e, se estivermos organizados, vamos enfrentar melhor os desafios”, pontua.

​​​​​​​Acompanharam a reunião para a criação da FABB o Superintendente Geral, Moacir Sgarioni, o membro da Comissão de Assuntos Políticos, Jorge Pires, e os Diretores Luiz Antônio Felippe e Gilberto Barata, além de representantes da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O próximo encontro deve acontecer no dia 7 de junho, na Megaleite, em Belo Horizonte (MG). Após a reunião, o Presidente da ABCZ conduziu o grupo por uma visita guiada pelo Parque Fernando Costa, onde está sendo realizada a 88ª ExpoZebu.

Associações presentes na reunião:

•             Associação Brasileira de Santa Gertrudis
•             Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil
•             Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu
•             Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
•             Associação Brasileira dos Criadores de Hereford e Braford
•             Associação Brasileira dos Criadores de Marchigiana
•             Associação Brasileira dos Criadores de Devon E Bravon
•             Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol
•             Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa
•             Associação Brasileira de Brangus
•             Associação Brasileira de Angus e Ultrablack
•             Associação Brasileira dos Criadores de Caracu
•             Associação Brasileira de inseminação Artificial
•             Associação Nacional de Criadores de Herd-Book Collares (participou on-line)
 

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar