Português
05 DE MAIO DE 2023. POR MARÍLIA MAYER

1º Workshop Mulheres do Zebu oferece conhecimento técnico para criadoras

1º Workshop Mulheres do Zebu oferece conhecimento técnico para criadoras
A primeira edição do Workshop Mulheres do Zebu foi um sucesso!  As inscrições superaram mais que o dobro de participantes previsto inicialmente, que cumpre o objetivo principal: estimular o conhecimento técnico para criadoras e profissionais da agropecuária.

Segundo a vice-presidente da ABCZ Mulher, Iara Marquez, o evento é uma oportunidade única para que as mulheres criadoras de Zebu possam adquirir conhecimentos e trocar experiências. “Nós temos muitas jovens criadoras entrando no setor e que não conhecem as raças e as características morfológicas e, por isso, resolvemos fazer este momento para que elas tenham acesso a conceitos básicos das raças zebuínas e Girolando.”

Ao todo foram realizadas 11 oficinas em dois dias, com demonstrações práticas sobre conceitos básicos de morfologia e características das raças zebuínas e Girolando.

Segundo o último censo agropecuário, existem 817 mil mulheres inseridas no comando de propriedades rurais. Embora pareça ser uma quantidade expressiva, o número representa apenas 19% do total dos produtores. O estudo também mostra que a maioria delas comandam fazendas de forma compartilhada com o homem. O censo agropecuário também aponta que este cenário está mudando. Nos últimos 10 anos o envolvimento de mulheres no setor aumentou em 6%.

​​​​​​​Para a médica veterinária Helena Cury, ações como esta são essenciais para que se continue avançando. “Vejo que, de alguns anos para cá, as mulheres estão tendo um espaço maior, devido à competência que várias estão adquirindo e, com isto, o espaço que, antes, era somente ocupado por homens, agora também é ocupado por mulheres; isto mostra a nossa capacidade”, comenta.
 

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar