Português
18 DE MAIO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

Touro Guzerá classificado no PNAT é eleito Grande Campeão da Expô Curvelo

Touro Guzerá classificado no PNAT é eleito Grande Campeão da Expô Curvelo
Resultado em pista comprova assertividade do programa de avaliação da ABCZ

O reprodutor Jacareí LBN, do criatório Guzerá LBN, foi eleito o Grande Campeão da raça durante a Expô Curvelo, feira agropecuária que comemorou a sua 78ª edição neste mês. O touro foi um dos classificados na edição de 2022 do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Oriundo de uma seleção que já soma mais de três décadas, Jacareí destacou-se desde cedo pelo seu potencial para contribuir para o melhoramento genético da raça Guzerá em nível nacional, conforme atestado pelo PNAT.

“O desempenho exemplar do Jacareí na pista da Expô Curvelo é uma prova inegável da sua qualidade genética e reforça a importância do PNAT na identificação e avaliação dos melhores reprodutores zebuínos”, comenta o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Para o proprietário da Guzerá LBN, o engenheiro agrônomo Thales Fernandes Botelho Neiva, o resultado representa uma conquista especial para a fazenda e demonstra o valor do trabalho de seleção genética do criatório.

“A nossa prioridade é trabalhar com o que há de mais moderno na raça Guzerá, levando em consideração aspectos como funcionalidade, precocidade e acabamento de carcaça, sem deixar de lado a produção de leite. Para nós, é uma grande alegria levar para casa essa premiação”, comemora Thales.

“O PNAT foi muito importante para identificar o grande potencial do Jacareí”, acrescenta. “Ao passar pelo crivo técnico da ABCZ, ele demonstrou a sua qualidade superior – não é qualquer animal que alcança esse resultado, e isso nos deixou confiantes sobre o desempenho dele em pista.”

O pecuarista aponta, ainda, que o Jacareí LBN impressiona desde cedo, por meio dos seus resultados em provas de ganho de peso e eficiência alimentar, incluindo as avaliações do PNAT.

“Jacareí vem de uma das nossas principais linhagens. A mãe vem da família Clara, que foi campeã na ExpoZebu, e o pai pertence à linhagem Karolynne, uma das principais da raça Guzerá. É um touro que se destacou no PNAT, passou na prova de eficiência alimentar, na ExpoGenética e tem tido sucesso, ainda, nas centrais de inseminação, onde já comercializou quase mil doses”, descreve.



Sobre o PNAT
O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores de raças zebuínas registrados com idade entre 18 e 25 meses, com exame andrológico positivo para avaliação das suas progênies, por meio do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos”, da ABCZ.

A edição deste ano do PNAT já está em andamento, e a primeira pesagem dos animais inscritos no TDEA (Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar) foi realizada nesta semana.

O programa destaca-se pelo seu processo de seleção, que conta com a participação de produtores, técnicos e centrais de genética, bem como pela distribuição gratuita de sêmen em propriedades cadastradas na ABCZ.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar