Português
24 DE MAIO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no estado da Paraíba

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no estado da Paraíba
A pecuária da Paraíba, no nordeste brasileiro, ganha um importante aliado para o melhoramento genético dos rebanhos bovinos. Trata-se da implantação do Pró-Genética no estado, por meio da parceria entre a ABCZ e o Governo da Paraíba. 

O Termo de Cooperação Técnica que prevê a implantação do programa foi assinado no último sábado (20), pelo presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid e pelo Secretário de Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba, Joaquim Hugo Vieira, durante a Expapi 2023, no Parque de Exposições de Campina Grande (PB).

“O programa vai proporcionar um impacto muito grande, especialmente para os pequenos produtores, melhorando não só a questão da genética, mas também o dia a dia nas propriedades paraibanas. Agradecemos o apoio recebido do Governo da Paraíba, dos nossos Conselheiros, técnicos e pecuaristas do estado”, destaca Gabriel Garcia Cid. 

O trabalho de sensibilização de parceiros e criadores para adesão ao Pró-Genética será feito pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB). 

De acordo com o gerente do Escritório Técnico Regional da ABCZ na Paraíba, Luciano Bezerra, a próxima etapa será de treinamento dos profissionais das empresas parceiras. “O Governo do Estado se comprometeu a treinar o pessoal da Empaer e Emater para que possam ir a campo levantar as demandas dos produtores, e a gente possa ofertar, durante as feiras, o que eles realmente precisam para atingir seus objetivos nas propriedades”.   

O pecuarista e Conselheiro da ABCZ no estado, Paulo de Miranda Leite, ressalta que o programa irá proporcionar diversos avanços a pecuária paraibana. “Com certeza, o Pró-Genética vai promover o melhoramento genético dos rebanhos, possibilitando que pequenos criadores tenham em suas propriedades animais comprovadamente superiores”.  

Fernando Di Lorenzo, também Conselheiro da ABCZ na Paraíba, lembra que este era um compromisso com os criadores do estado. "Estamos cumprindo graças ao apoio da Diretoria e todos os parceiros envolvidos no projeto. Os criadores estão empolgados com esse acesso à genética melhoradora". 

O Pró-Genética está presente em grande parte do país, garantindo a melhoria da qualidade genética dos rebanhos a milhares de pecuaristas, através da disseminação do uso de touros melhoradores. 

Como acontece em todas as feiras de touros do programa, os reprodutores comercializados contam com exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose. Os animais possuem Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, e idade máxima de 42 meses.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar