Português
26 DE MAIO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

PMGZ e PMGZ Comercial avançam pela “Boca do Pantanal”

PMGZ e PMGZ Comercial avançam pela “Boca do Pantanal”
Equipe Técnica e de Fomento da ABCZ realizam classificação de matrizes para o PMGZ Comercial no Mato Grosso do Sul

O melhoramento genético do rebanho nacional segue avançando com o Programa de Melhoramento Genético da ABCZ, o PMGZ. Na região conhecida como Boca do Pantanal, no município de Aquidauana (MS), foi a vez da Fazenda São José aderir ao PMGZ Comercial para o rebanho não registrado. Com o quinto maior rebanho de bovinos do país, o pantanal conquista cada vez mais protagonismo, através dos investimentos dos criadores em tecnologias de ponta.

Na Fazenda São José, as equipes Técnica e de Fomento da ABCZ já realizaram a primeira classificação das matrizes comerciais. “Vimos no curral muitos bezerros aptos para a desmama, provando que a eficiência reprodutiva das matrizes está em dia. Realizamos a classificação visual das fêmeas e os acasalamentos dirigidos”, explica o coordenador regional de Fomento do PMGZ no MS, Helcio Rideyuki.

A criadora Rafaela Potsch Ribeiro agradece a parceria contínua da entidade. “Assim que assumi as propriedades da família, entrei em contato com a equipe da ABCZ, buscando o progresso genético dos animais”, destaca.

João Eduardo Assumpção, técnico da ABCZ, salienta que o programa possui ferramentas para municiar os criadores de informações essenciais para o melhoramento genético. “É uma infinidade de dados acerca de genética, reprodução e desempenho de cada animal. O PMGZ tem proporcionado avanços significativos aos pecuaristas do pantanal sul-mato-grossense e de todo o país”, ressalta.

O gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, lembra que os produtos e serviços da ABCZ estão disponíveis a todos os criadores, independentemente de onde estejam. “Exemplos como esse da Fazenda São José demonstram que estamos no caminho certo, democratizando o acesso ao melhoramento genético dos rebanhos brasileiros”, finaliza.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar