Português
26 DE MAIO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

Mais produtividade para a pecuária de leite goiana

Mais produtividade para a pecuária de leite goiana
Equipe técnica da ABCZ apresenta potencial do Zebu leiteiro a representantes da Seapa-GO e entidades do agro

A gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar e a técnica da ABCZ em Goiás, Vanessa Barbosa, estiveram na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, nessa quinta-feira (25), para apresentar o potencial das raças zebuínas leiteiras e seus cruzamentos.

Mariana Alencar explica que a pecuária de leite demanda o uso de tecnologias, especialmente a genética. “Conhecer a genética zebuína e seus cruzamentos é primordial para o futuro da pecuária leiteira. Por isso, nosso objetivo é multiplicar as informações para o máximo de produtores”, garante.

Participaram do encontro o diretor de assistência técnica da Emater-GO, Antelmo Teixeira Alves, o presidente da Emater-GO, Rafael Gouveia, o coordenador regional do Senar-GO, Rafael Antônio Rosa, e a chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-GO), Paula Coelho. “Nosso propósito é beneficiar especialmente os pequenos produtores e, para isso, estamos buscando as parcerias especializadas”, destaca a chefe de gabinete da Seapa-GO. 

O diretor da Emater, Antelmo Alves, agradeceu a oportunidade de se atualizar. “Vimos as possibilidades de utilização das raças zebuínas para o melhoramento dos rebanhos dos produtores goianos, agregando cada vez mais qualidade ao leite produzido no estado” ressalta.

Rafael Rosa, coordenador regional do Senar, acredita num planejamento bem-sucedido. “Com foco no melhoramento genético dos rebanhos leiteiros, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de todo o setor produtivo de lácteos do estado” lembra.

A técnica da ABCZ em Goiás, Vanessa Barbosa, acrescenta que em breve as primeiras ações serão apresentadas aos produtores. “Pretendemos disponibilizar aos produtores um pacote tecnológico que permita o desenvolvimento da atividade. O próximo passo será formalizar convênios para implantar as ações em todo o estado”.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar