Português
26 DE MAIO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

PNAT 2023: Fazu recebe equipe da Alta Genetics para avaliação dos touros participantes do programa

PNAT 2023: Fazu recebe equipe da Alta Genetics para avaliação dos touros participantes do programa
Contratação dos animais que se destacam no PNAT pelas centrais de genética é um dos resultados positivos do programa desenvolvido pela ABCZ

Nesta sexta-feira (26), uma equipe da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) acompanhou a visita da comitiva da Alta Genetics do Brasil, central de genética sediada em Uberaba (MG), às Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). O intuito do encontro foi a avaliação preliminar dos touros participantes da nova edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), que estão alojados na instituição.
A ABCZ foi representada pelo gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida, pelo técnico do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro), Mauro Bueno, e pela gestora do banco de dados do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), Fernanda Ripel.
O grupo da ABCZ acompanhou o gerente de Corte Zebu da Alta Genetics, Rafael de Oliveira, que esteve na Fazu com outros representantes da central. De acordo com Lauro, as centrais de genética acompanham de perto o desempenho dos reprodutores que participam do PNAT, com o objetivo de contratar os melhores animais para a produção e comercialização de sêmen.
“A nossa função é a identificação dos touros que apresentam o melhor desempenho, seja em ganho de peso, consumo alimentar residual, ultrassonografia de carcaça, ou na avaliação racial. O objetivo final é a apresentação destes reprodutores durante a ExpoGenética, para que sejam escolhidos de forma democrática por criadores, técnicos das Ciências Agrárias e técnicos da ABCZ, se tornando os touros PNAT desta edição”, explica o gerente.
O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, explica que “o objetivo da ABCZ é ampliar o uso das doses de sêmen desses animais, para confirmar a proposta de eficiência dentro dos filtros que identificam os touros PNAT”.
Já para a equipe da Alta, o que mais chama a atenção é a credibilidade do PNAT na identificação dos reprodutores com melhores desempenho para o progresso genético dos rebanhos zebuínos.
“O PNAT é um dos principais programas de avaliação de touros Zebu. Sempre contratamos touros que vieram do PNAT e temos diversos casos de sucesso na nossa bateria. Ano a ano, percebemos o aumento da qualidade, a variabilidade genética dos pais dos animais, e a participação de criatórios novos no programa”, comemora.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar