Português
31 DE MAIO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ fomentará pecuária zebuína leiteira durante Megaleite 2023

ABCZ fomentará pecuária zebuína leiteira durante Megaleite 2023
Além da programação técnica, destaque para reunião da recém-criada Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB)

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participará entre os dias 7 e 10 de junho, da Megaleite 2023, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Com a proposta de ressaltar a tecnologia e a sustentabilidade no cenário da pecuária leiteira brasileira, a ABCZ contará com um estande fixo no recinto e oferecerá uma programação extensa para os participantes do evento, promovido pela Girolando (Associação Brasileira dos Criadores de Girolando).

Com um estande de mais de 70 metros quadrados que funcionará durante todos os dias da feira, entre as 8h e as 20h, a ABCZ levará seus serviços para a feira. De acordo com a gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar,  no local, o produtor poderá realizar atendimentos com a equipe do Escritório Técnico Regional de Belo Horizonte (ETR/BHZ), bem como do PMGZ Leite, Departamento Internacional da ABCZ e terá, ainda, acesso a ações conjuntas, desenvolvidas em parceria com as associações promocionais das raças zebuínas leiteiras: ABCSindi (Associação Brasileira dos Criadores de Sindi), Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB) e ABCGil (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.

“Algumas das ações que realizaremos durante o evento incluem a atualização das avaliações genéticas nacionais das raças Guzerá e Sindi, aptidão leite, a entrega do ranking dos rebanhos participantes do PMGZ Leite Max, e o lançamento de uma nova prova de produção de leite tropical – uma ação inovadora que tem o objetivo de desafiar o Zebu leiteiro em sistemas sustentáveis de produção de leite”, comenta Mariana.

Trabalho e reconhecimento

A participação da ABCZ na Megaleite ainda conta com outros destaques. Entre eles, a realização de uma reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB), entidade criada durante a 88ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), que congrega 14 associações de raças detentoras de registros bovinos. O objetivo do grupo de trabalho é assegurar oportunidades mais amplas de participação em assuntos de interesse da pecuária nacional, como a agilidade na liberação de touros em central.

A ABCZ será a primeira entidade a coordenar a FABB; após o primeiro ano de trabalho, a responsabilidade da liderança passará para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

​​​​​​​Por fim, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, receberá, no dia 7 de junho, às 9h, o Mérito Girolando. O reconhecimento público, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, é feito pelo trabalho e liderança de pessoas que são referências nacionais para o segmento agropecuário e, especialmente, para a cadeia produtiva do leite.

​​​​​​​Gabriel Garcia Cid tem 48 anos, foi Diretor Técnico e de Informática da ABCZ e assumiu a presidência da entidade centenária em janeiro deste ano. Neto do importador e selecionador das raças Nelore e Gir, Celso Garcia Cid, o pecuarista atua desde a juventude na propriedade da família, em Sertanópolis, no Paraná.

​​​​​​​A honraria será entregue na Tribuna de Honra da pista de julgamentos do Parque da Gameleira.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar