Português
25 DE AGOSTO DE 2023. POR MELISSA PARONETO / FOTO: PRETA RIBEIRO

3º Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ é destaque durante a 16ª ExpoGenética

3º Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ é destaque durante a 16ª ExpoGenética
Uma tarde dedicada à troca de informações e experiências. Assim foi o 3º Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ, que aconteceu no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Pecuaristas de todo o Brasil se reuniram com a equipe técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para conversarem sobre os principais programas de melhoramento genético da entidade.

O Presidente Gabriel Garcia Cid, idealizador do primeiro encontro, deu as boas-vindas aos participantes.

“Essa aproximação é muito importante para nós, para melhorarmos a nossa comunicação e para sabermos de vocês, criadores, como podemos evoluir o nosso programa, o PMGZ”, disse Gabriel.

Na sequência, o Professor e Doutor Saulo da Luz, da Universidade de São Paulo, ministrou palestra sobre as vantagens do uso da tecnologia de ultrassonografia de carcaça, no processo de seleção dos rebanhos.

Ainda no encontro, a equipe técnica da ABCZ apresentou algumas possíveis mudanças que deverão ser implantadas nos processos de avaliação da entidade.

“Já temos uma consistência muito grande em dados que são avaliados no PMGZ, como os dados de ultrassonografia de carcaça. A nossa sugestão é amadurecer isso para que ela entre no índice ABCZ a partir de 2024. Além disso, foi uma oportunidade para conversar sobre a filosofia de trabalho que fazemos no PNAT – em especial, sobre o incremento das avaliações visuais”, aponta Ricardo Abreu, Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento da ABCZ.

Ao fim do evento, os criadores aproveitaram para tirar dúvidas e expor suas demandas do dia a dia das fazendas.

“Cada fazenda é um sistema de produção específico e tem demandas e objetivos diferentes. O programa tem que ser capaz de atender a toda essa diversidade de propostas e desafios. Esta é a oportunidade que temos para ouvir e discutir, fazendo o maior esforço possível para materializar essas demandas que esperamos colher aqui”, explica o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

“É muita experiência boa! São criatórios de vários lugares do país, com climas diferentes. Vemos animais adaptados a diferentes regiões e isso é muito importante”, comenta a criadora Gláucia Maria Gomes.

“Toda a informação é bem-vinda para que a gente possa aperfeiçoar e aprender mais sobre o nosso trabalho. Genética não tem limites – ela é infinita e tem sempre que melhorar!”, resume o produtor Aurício Gomes.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar