Português
15 DE SETEMBRO DE 2023. POR

3º Encontro Nacional de Criadores do PMGZ resulta em novas estratégias para aprimoramento do programa e novo iABCZ

3º Encontro Nacional de Criadores do PMGZ resulta em novas estratégias para aprimoramento do programa e novo iABCZ
Um novo índice será adotado a partir da terceira avaliação genética, em julho de 2024

O Encontro Nacional de Criadores do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), ocorrido na 16ª ExpoGenética, foi uma importante oportunidade para ouvir os selecionadores de gado Zebu e apresentar os próximos passos do PMGZ.

O Presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Gabriel Garcia Cid, reforçou a importância de se manter um canal de comunicação com criadores participantes do PMGZ para o aprimoramento constante do programa. Além disso, ressaltou que as avaliações genéticas, em conjunto com as avaliações visuais, constituem uma poderosa ferramenta para o melhoramento genético das raças zebuínas.

O Superintendente Técnico da entidade, Luiz Antonio Josahkian, apresentou um histórico das ferramentas de seleção conduzidas pela ABCZ e utilizadas há décadas pelos associados: registro genealógico; controle de desenvolvimento ponderal; provas de ganho em peso; controle leiteiro; PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens); avaliações de tipo morfológico e avaliações genéticas.



Foram anotadas sugestões e elucidadas importantes dúvidas técnicas e operacionais dos criadores participantes do PMGZ com relação à interpretação dos resultados das avaliações genéticas, utilização das ferramentas e planejamento de genotipagem dos rebanhos.

​​​​​​​Finalmente, foram apresentados os próximos passos do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos. Foi anunciado que serão publicadas as DEPs para Consumo Alimentar Residual (CAR) e Relação de Desmama (RD), as quais não farão parte do iABCZ. Além disso, foi comunicado que novas características relacionadas à reprodução e sobrevivência de bezerros estão sendo estudadas em parceria com universidades brasileiras e norte-americanas.

O ponto alto das novidades foi a exposição do novo iABCZ (o índice de seleção que contempla características de importância econômica, sugerido como critério de seleção dos animais dentro do PMGZ), para o 2º semestre de 2024, no qual serão incluídas as características de carcaça: Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça (ACAB). O PMGZ conta com um banco de dados sólido, robusto, confiável e consideravelmente extenso para as referidas características.

​​​​​​​Trata-se de um importante passo no sentido de auxiliar os criadores na seleção dos melhores animais para a produção sustentável de carne, pois as características de carcaça permitem identificar os indivíduos que contribuirão para o aumento no rendimento de cortes e aprimoramento no acabamento de carcaça dos rebanhos zebuínos. Em decorrência das sugestões apresentadas pelos criadores, será estudada oportunamente, também, a efetividade técnica de se extinguir o Total Materno na Desmama (TMD) e utilizar unicamente a característica Peso na Fase Materna Efeito Materno (PM-EM), com ponderação de 10% no índice.

O novo índice será adotado a partir da terceira avaliação genética, a ser publicada em julho de 2024.

O novo iABCZ passará a ter a seguinte composição:
iABCZ = 5% PM-EM + 5% TMD + 30% STAY + 10% IPP + 5% PE365 + 13% PD-ED + 8% PA-ED + 13% PS-ED + 6% AOL + 5% ACAB

​​​​​​​Para a nova composição do iABCZ foram retirados percentuais de ponderação das características de crescimento e idade ao primeiro parto, pois as DEPs AOL e ACAB permitem classificar os animais para, além de peso, composição corporal e precocidade.

Fotos: André Santos
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar