Português
24 DE NOVEMBRO DE 2023. POR THAÍS FERREIRA / FOTO: ANDRÉ SANTOS

Primeiras doses de sêmen de touros classificados no PNAT 2023 são liberadas para distribuição

Primeiras doses de sêmen de touros classificados no PNAT 2023 são liberadas para distribuição
Seguindo o cronograma do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), nesta semana foram oficialmente liberadas para distribuição as primeiras doses de sêmen dos touros classificados no programa, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) durante a 16ª ExpoGenética, em agosto deste ano.

A coleta e o congelamento do material genético dos reprodutores foram feitos pelas centrais de inseminação artificial parceiras do programa. A ABCZ já deu início ao envio gratuito das doses de sêmen para os rebanhos colaboradores participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

“De maneira inédita, as doses de sêmen também serão enviadas para os rebanhos participantes do PMGZ Comercial. Cada touro distribuirá 1.100 doses, sendo 600 doses para os participantes do PMGZ Corte e 500 para os participantes do PMGZ Comercial.  A expectativa é que esta ação contribua não apenas para o aprimoramento dos rebanhos, mas também para o aumento da eficiência na produção de carne e leite, impulsionando a pecuária nacional”, destaca o Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu.

Neste ano, o PNAT classificou 20 touros, sendo 13 da raça Nelore, 2 Nelore Mocho, 2 Sindi e 3 Tabapuã. Para ser um rebanho colaborador do PNAT e receber gratuitamente doses de sêmen dos touros participantes, acesse o site da ABCZ, através do link: https://www.abcz.org.br/pmgz/pnat/rebanho-colaborador

Pelo portal eletrônico também é possível acessar a lista dos touros aprovados no PNAT. A relação está disponível em: https://www.abcz.org.br/pmgz/pnat/resultados-pnat/resultados

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar