Português
01 DE FEVEREIRO DE 2024. POR THAÍS FERREIRA

ABCZ divulga a programação do 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu)

ABCZ divulga a programação do 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu)
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou a programação completa do 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu). O evento, que acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio, durante a 89ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), reunirá especialistas, pesquisadores, acadêmicos e entusiastas do setor para falar sobre as raças zebuínas e seu potencial produtivo.
 
Para iniciar os três dias de programação, a Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior receberá o Zebu Connect Day, dia de campo que proporcionará conexões entre as empresas participantes do Brazilian Cattle e os visitantes do Comcebu. No dia 2, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, localizado no Parque Fernando Costa, haverá, entre outras atrações, a palestra magna com o ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que abordará aspectos da cadeia produtiva da carne.
 
“A programação diversificada atenderá aos interesses de profissionais e estudantes, proporcionando um ambiente propício para rede de relacionamentos, aprendizado e negócios”, destaca o Superintendente de Relações Internacionais da ABCZ, Juan Lebron.
 
Confira a programação completa do 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu) com palestras, painéis e mesas-redondas no site oficial do evento: https://comcebu.com.br


Programação:


01/05 - Quarta-feira

MANHÃ e TARDE
Zebu Connect Day - Dia de Campo
Local: Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior
AGRICULTURA IRRIGADA: PRODUTIVIDADE E FONTE DE SEGURANÇA ALIMENTAR
PALESTRANTES: JEAN PALOMO
Graduado em Engenharia Agronômica pela UNIFEOB com ênfase e concentração em projetos e sistemas de irrigação

 GESTÃO ADMINISTRATIVA EM AGRONEGÓCIOS
 PALESTRANTE: MOACIR NORBERTO SGARIONI
Superintendente Geral da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

EFICIÊNCIA ALIMENTAR, CIÊNCIA APLICADA AO BOLSO DO PRODUTOR
Doutora em Biotecnologia Reprodutiva
PALESTRANTE: DRA. GIOVANNA MORAES

IMPORTÂNCIA DO FÓSFORO PARA PASTO PRODUTIVOS
Doutora pesquisadora da Universidade Federal de São João del Rei
PALESTRANTES: DR. JANAÍNA AZEVEDO MARTUSCELLO


TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES BOVINOS, NOVOS MÉTODOS, CONCEITOS E ESTRATÉGIAS, PARA ELEVAR A TAXA DE CONCEPÇÃO
Dr. Fernando Puato Vieira Pupim
Médico veterinário pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A EVOLUÇÃO DO GIR LEITEIRO DO BRASIL
Dra. Roberta Bertin Barros
Médica veterinária, diretora de marketing da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), vice-diretora comercial e eventos da Associação dos Produtores de Leite (Abraleite). Membra do Comitê Brasileiro da Federação Internacional do Leite (FIL).

02/05 - Quinta-feira
Local: Centro de Eventos Rômulo Kardec – Parque Fernando Costa
MANHà
7h30 - Check in
9h00-10h00 - Abertura
10h00 -11h00 PALESTRA MAGNA COM ROBERTO RODRIGUES
Engenheiro Agrônomo, Agricultor, Professor Emérito da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos.
Foi Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas, Titular da Cátedra de Agronegócios da USP e Professor do Departamento de Economia Rural da Unesp – Jaboticabal. Foi presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp - Cosag, da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), da Academia Nacional de Agricultura da SNA, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003-2006) e Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993-1994).  É autor de 10 livros.

11h:00 – 12h00 - TEMA: O BRASIL E A GEOPOLÍTICA DA AGROPECUÁRIA
PALESTRA COM ALDO REBELO
•        José Aldo Rebelo Figueiredo é um jornalista, escritor e político brasileiro.
•        É conhecido pela postura nacionalista e por projetos às vezes polêmicos, como o de redução de estrangeirismos na língua portuguesa, contra a adoção de recursos de automação poupadores de mão de obra no serviço público, e pela relatoria do Novo Código Florestal Brasileiro. É autor, entre outras, da Lei que proíbe a instalação de bombas de autosserviços nos postos de abastecimento de combustíveis (Lei 9 956/2000), e da lei que declarou o dia 20 de novembro como data Nacional de Zumbi dos Palmares (Lei 9 125/1995).

12h00 – Intervalo para o almoço

TARDE 
PAINEL SOBRE OS ASPECTOS GLOBAIS DA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE (MERCADO, INDÚSTRIA E SUSTENTABILIDADE)
14h- 14h45 – TEMA: PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE CARNE BOVINA: O QUE PRECISAMOS SABER? 
PAULO EMÍLIO PROHMANN
•        Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá e University of Kentucky (2006). Ocupa o cargo de Diretor Secretário da Maria Macia Cooperativa Mista Agropecuária. É Professor do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Atua como consultor agropecuário, desenvolvendo projetos de suplementação de bovinos de corte em pastagens, semiconfinamento, confinamento e qualidade da carne.
14h45 – 15h30 - TEMA: TRANSIÇÃO DE SISTEMAS ALIMENTARES E A AGROINDÚSTRIA DA CARNE
FERNANDO SAMPAIO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNE- Abiec)
•        Fernando Sampaio é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em 1997, e com especialização no mercado de carne e leite pela École Supérieure d’Agriculture d’Angers, na França.
Sampaio atuou no mercado internacional de carnes na França, na Société des Viandes Bretagne Anjou (Soviba) entre 2000 e 2001, e na Meat Import Zandbergen Brothers BV, de 2001 a 2008.
Em 2009 assumiu a coordenação de sustentabilidade da Abiec, e foi seu Diretor Executivo de 2011 a 2016, atuando na representação institucional do setor, negociações internacionais, promoção comercial e ao mesmo tempo dando continuidade na agenda da sustentabilidade.
Participou da formação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), uma iniciativa multistakeholder, e foi seu Presidente de 2015 a 2016, participando também do Conselho da Global Rountable for Sustainable Beef (GRSB) e do Comitê de Sustentabilidade do International Meat Secretariat (IMS).
Em outubro de 2016 assumiu o cargo de Diretor Executivo da Estratégia de produzir, conservar, incluir, uma iniciativa de sustentabilidade jurisdicional do Estado de Mato Grosso. Desde então trabalha pela implementação da estratégia que entra em nova fase com a constituição do Instituto PCI no início de 2019.
Em fevereiro de 2023, retornou à Abiec como Diretor de Sustentabilidade.

 15h30 – 16h00 Intervalo

16h00 – 16h45 - DR. IAN WRIGHT
De 2015 a 2021, ele foi presidente-executivo da Food and Drink Federation, a voz da fabricação de alimentos e bebidas no Reino Unido. Nesse tempo, a FDF foi transformada, tornando-se a organização representativa mais visível e uma das mais admiradas nos negócios do Reino Unido. Sobre a saída do Reino Unido da UE, a resposta da indústria à Covid-19 e a interrupção da cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra, Ian se tornou uma das vozes mais respeitadas na mídia do Reino Unido. Na Páscoa de 2021, Ian e o FDF foram os primeiros a identificar a inflação como uma grande ameaça à economia do Reino Unido, prevendo que atingiria altos dígitos em 12 meses.
Antes da FDF, Ian passou 14 anos na Diageo plc, seis deles como membro do comitê executivo global. Ele já trabalhou para a Boots The Chemist e Mars Confectionery e teve passagens por consultoria e política. Foi membro da Comissão de Comércio e Agricultura do Governo do Reino Unido. Além de seu trabalho para o The Grocer, ele é um locutor muito regular, palestrante e frequentemente escreve para veículos de comunicação. Foi agraciado com o CBE pelo serviço político e público em agosto de 2015.


16h45 – 17h30 –MESA DE DEBATE com representante da Indústria da Carne (JBS/SA) e Minerva Foods como MEDIADOR THIAGO BERNARDINO
•        Possui graduação em Economia Agroindustrial - Esalq (2002), mestrado em Economia Aplicada - Esalq (2007) e Doutorado em Administração de Empresas - FEA/USP (2016) na área de Economia das Organizações. Possui MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo.
•        Professor UNESP, campus Botucatu na área de Economia e Administração desde 2019, Professor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), desde 2020 e Professor MBA/USP com foco em gestão estratégica em cadeias produtivas, desde 2010. Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea/Esalq/USP, desde 2002, na área de inteligência de mercado.
•        Membro do Grupo CORS (Center for Organization Studies) e desde 2002 é pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ESALQ/USP), na área de gestão, análise de projetos e pesquisa de mercado, com ênfase em proteína animal. Membro do grupo internacional Agribenchmark desde 2006 e do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) desde 2016.

DIA 03/05 SEXTA-FEIRA
PAINEL TÉCNICO SOBRE GENÉTICA BOVINA DE CORTE E LEITE
8h00-9h00 – Qual o design da pecuária bovina para o futuro?

DR. GERALDO BUENO MARTHA JUNIOR
•        Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Agricultura Digital
•        Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, Esalq (1994), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Agronomia, com área de concentração em Ciência Animal e Pastagens, pela Universidade de São Paulo, Esalq, e pós-doutorado em economia (2008), pela Universidade de Brasília (UnB).
•        É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2001, atualmente lotado na Embrapa Agricultura Digital. Atua nas áreas de desempenho bioeconômico de sistemas pastoris e da integração lavoura-pecuária, análise econômica e de risco, dinâmica de uso da terra, desenvolvimento regional.
•        Também atua como Pesquisador e Professor Colaborador do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, Instituto de Economia (IE-NEA+) / Unicamp. Ao longo dos últimos 20 anos coordenou mais de uma dúzia de projetos junto à Embrapa, CNPq, FAP-DF e iniciativas Embrapa-Setor Privado.
•        Foi professor do curso de pós-graduação em Ciências Animais, da UnB, entre 2006 e 2012, e líder do grupo de pesquisa (CNPq) - Dinâmica de uso da terra e desenvolvimento regional do Cerrado. Foi membro do Comitê Gestor de Estratégias (CGE) da Embrapa, de 2013 a 2015, e membro da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura (CDSA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA; 2014-2016).
•        Foi o chefe-adjunto de Estudos Estratégicos da Embrapa Estudos e Capacitação entre 2013 e 2014, e o Coordenador-Geral do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) de 2012 a 2015. Foi o Coordenador do Programa de Cooperação Científica da Embrapa nos Estados Unidos (Embrapa-Labex-USA) de 2015 a 2018.
9h00 – 10h00 Pecuária e o mercado de carbono – uma oportunidade ou uma ameaça?
DR. ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA
•        Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Gado De Corte
•        Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1990), especialização em Drenagem e Manejo de Bacias Hidrográficas pela Universidade de Taubaté, em cooperação com ILRI-Holanda e GTZ-Alemanha (1991), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Zootecnia, área de concentração em forragicultura e pastagens, pela Universidade Federal de Viçosa.
•        De 2001 a 2007, atuou como professor e chefe do Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra. Desde 2007, é pesquisador da Embrapa Gado de Corte, onde atuou no grupo de pesquisa de sistemas de produção sustentáveis e cadeias produtivas da pecuária de corte (GSP) até 2022; na gestão, foi supervisor do Núcleo de Apoio a Programação, no período de 2011 a 2014, e do GSP, de 2014 a 2021. Atualmente, está lotado na Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos-SP.
•        Desde 2018 faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana. Líder de vários projetos de pesquisa na área de sistemas de produção com foco em gado de corte, com destaque para os projetos PECUS Cerrado, Carne Carbono Neutro e Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono.
•        Tem experiência na área de Agronomia e de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da pastagem, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e gases de efeito estufa na pecuária.
10h00-10h30 – Intervalo
10h30 -11h30 -As ciências ômicas aplicadas ao melhoramento do zebu leiteiro: resultados práticos e perspectivas futuras.
 DR. MARCOS VINICIUS GUALBERTO BARBOSA DA SILVA
•        Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
•        Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e pós-doutorado pelo United States Department of Agriculture (2008) e pela Iowa State University (2015-2016).
•        Especialista em Melhoramento Animal pelo INIA (Espanha, 2001), atualmente, é coordenador-geral do Programa de Melhoramento Genético do Girolando, membro do Conselho do Programa de Melhoramento Genético do Zebu Seleção Leite (PMGZ/ABCZ) da ABCZ e consultor ad hoc do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nas áreas de Melhoramento Animal e Genômica. Lidera pesquisas em seleção genômica em raças leiteiras no Brasil e em sequenciamento do genoma de raças zebuínas.
•        É pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e bolsista de produtividade do CNPq. Tem experiência nas áreas de Melhoramento Animal, Genética e Genômica, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores moleculares, produção de leite, bovino de leite, sequenciamento de genomas e seleção genômica.

12h:00 – Intervalo para almoço

14h00 – 14h45 El entorno del sector lácteo de América Latina y del mundo
DR. ARIEL LONDINSKY – PHD – DIRETOR GERAL DA FEDERAÇÃO PANAMERICANA DO LEITE (FEPALE)
•        Médico veterinário formado pela Universidad de la República, no Uruguai
•        Coordinador de actividades - Plataforma de EaD - Uruguay Agroalimentario al Mundo

15h00-15h45   - Aspectos técnicos em acordos sanitários para comércio de bovinos vivos e de material genético bovino
BRUNO COTTA 
•        Coordenador-Geral de Trânsito Quarentena e Certificação Animal
•        Medicina veterinária Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
•        Membro do Grupo ad hoc da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para Modelos de Certificados Veterinários para Comércio Internacional de Animais Vivos e Material de Multiplicação Animal 2007 – 2008. Chefe da Divisão de Trânsito Nacional da Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal, do Departamento de Saúde Animal/SDA de 2005 a 2011 e de 2013 a 2014; Coordenador da Coordenação do Trânsito e Quarentena Animal, do Departamento de Saúde Animal/SDA de 2011 a 2012 e a partir de 2019; Chefe da Divisão de Inspeção de Carnes e derivados de Ruminantes, Equídeos e Avestruzes, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal/SDA de 2014 a 2015; Chefe do Serviço de Auditorias, da Coordenação Geral de Inteligência e Estratégia/SDA 2016 a 2018; Coordenador da Coordenação de Análise e Monitoramento de Informações Estratégicas, da Coordenação Geral de Inteligência e Estratégia/SDA 2018 a 2019; Coordenador Geral da Coordenação Geral do Trânsito e Quarentena Animal, do Departamento de Saúde Animal/SDA a partir de 2021.

15h45 -16h15 Intervalo
16:15 a 16:45h- ABCZ EM DADOS - Luiz Antonio Josahkian (Superintendente Técnico da ABCZ)
16:45 a 18:00h – O estado da arte dos programas de melhoramento genético das associações de registro genealógico de zebuínos no mundo.

PARTICIPAÇÃO REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CRIADORES DE ZEBU (Ficebu) - composto por Guatemala, México Bolívia, Brasil, Panamá, Equador, Venezuela, Costa Rica, Paraguai, Honduras Brasil, África do Sul, Argentina, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Nicaragua, Peru, República Dominicana, Austrália, Índia.


18 – FESTA DE ENCERRAMENTO


DIA 04/05 SÁBADO

8h – Mérito ABCZ 2024

9h – Grandes campeonatos das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Nelore Pintado, Sindi e Tabapuã

 

Tags:

#comcebu

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar