Português
04 DE MARÇO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

Cooperação entre ABCZ e países latino-americanos vai auxiliar no desenvolvimento da pecuária leiteira

Cooperação entre ABCZ e países latino-americanos vai auxiliar no desenvolvimento da pecuária leiteira
Em evento no Panamá, ABCZ e Aprogalpa assinam carta de intenção para viabilizar suporte em treinamentos técnicos no país da América Central; intuito é promover controle leiteiro de raças zebuínas utilizadas no subcontinente 

Com o propósito de contribuir para o fortalecimento da pecuária leiteira em toda a América Latina, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou do ‘Encuentro Latinoamericano de Productores de Razas Lecheras y sus Cruces para una Producción Sostenible’, realizado no Panamá, até este sábado (02/03). O evento, que foi promovido pela Asociación de Productores de Ganado Lechero de Panamá (Aprogalpa), reuniu mais de 150 produtores de leite e técnicos do setor. 

Durante a programação, a Gerente do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ (PMGZ Leite Max), Mariana Alencar, ministrou palestra sobre a importância do controle leiteiro e dos dados fenotípicos na produção leiteira. “A participação da ABCZ em eventos como este, envolvendo países tão promissores na pecuária leiteira, reafirma a importância do legado da ABCZ para o desenvolvimento socioeconômico mundial, já que o aumento de produtividade advém de um recurso genético adaptado e selecionado. Me impressiona a busca de conhecimento desses produtores e como a genética zebuína tem impactado positivamente no trabalho deles”, destaca Mariana Alencar. 

Na oportunidade, a ABCZ assinou uma carta de intenção com a Aprogalpa para oferecer suporte em treinamentos técnicos voltados para o controle leiteiro em rebanhos Gir, Guzerá, Sindi e seus cruzamentos.  “Este é um processo fundamental para o progresso genético de rebanhos leiteiros, contribuindo para uma produção cada vez mais eficiente, rentável e sustentável”, enfatiza o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid. 

Participaram da assinatura o presidente da Aprogalpa, Venancio Gonzaléz Pinzón, o diretor da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu), Ivan Ledic, e a diretora da Aprogalpa, Geovana Lezcano. Autoridades como o vice-ministro de Agricultura e Pecuária do Panamá também estiveram presentes. 

Além do compromisso firmado, a ABCZ e a Ficebu, através de seu vice-presidente, Yamil Nacif, convidaram os participantes para o COMCEBU Brasil, Congresso Internacional de Criadores de Zebu, que acontecerá no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), durante a 89ª ExpoZebu. 


Vice-presidente da Ficebu, Yamil Nacif, convidou participantes para Comcebu Brasil, que ocorrerá durante 89ª ExpoZebu

O evento no Panamá contou ainda com participações dos associados da ABCZ, Eduardo Falcão de Carvalho e Jonadan Má, do presidente da Girolando, Domício Arruda, e da pesquisadora da Embrapa Cerrados, Giovana Maciel. 

“Para nós, é uma honra poder contribuir com estes países. Com nosso longo trabalho de melhoramento genético das raças zebuínas leiteiras no Brasil, nos tornamos referência e passamos a disponibilizar o melhor Zebu leiteiro para produtores desta cadeia”, ressalta Mariana Alencar.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar