Português
21 DE MARÇO DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

ABCZ acompanha desenvolvimento de pesquisa com novilhas superprecoces no Nelore Jandaia

ABCZ acompanha desenvolvimento de pesquisa com novilhas superprecoces no Nelore Jandaia
As equipes técnica e de Fomento da ABCZ acompanham de perto o desenvolvimento de uma pesquisa com novilhas superprecoces, realizada no Nelore Jandaia, que completa 60 anos de seleção e é referência em melhoramento genético. O gerente de Fomento do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), Ricardo Abreu, esteve no criatório para acompanhar o andamento do estudo, que é fruto de parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fertiliza Biotecnologia. 

No primeiro momento, foram avaliadas 400 novilhas nos sistemas a pasto e em confinamento. O foco é na característica de precocidade sexual. “As novilhas que emprenham mais cedo são as mães ou as avós dos bois que morrem cedo. Precocidade sexual está intrinsecamente relacionada à precocidade de terminação. Se desafiarmos novilhas aos 13, 14 meses, em vez de submetê-las à estratégia reprodutiva aos 2 anos, nós vamos ter um bezerro a mais durante a vida reprodutiva da matriz”, destaca Claudiney Martins, da Fertiliza Biotecnologia. 

A pesquisa, que está em andamento, pretende apontar ainda que fatores contribuem para a precocidade sexual. “Na primeira etapa, já observamos que o ambiente tem influência. Pretendemos relacionar a genômica, metabolômica, e características de fenótipo, como ganho em peso, acúmulo de gordura subcutânea e desenvolvimento do trato reprodutivo com a prenhez efetiva”, completa o pesquisador. 

Ricardo Abreu ressalta que o Nelore Jandaia sempre teve preocupação em estar na vanguarda e dar possibilidade de pesquisas serem desenvolvidas. “O criatório sai na frente, mais uma vez, reafirmando seu compromisso com a precocidade a pasto. A fertilidade, que consiste em olhar para as fêmeas, é uma das características mais importantes dentro do processo de seleção”, enfatiza. 

“O Brasil sabe, a pesquisa sabe, que a maior rentabilidade da pecuária brasileira está no fazer nascer. E da pecuária seletiva, depende a evolução da pecuária brasileira”, afirma William Koury. 

Confira o vídeo no canal ABCZ TV, no YouTube, clicando aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar