Português
22 DE MARÇO DE 2024. POR THAÍS FERREIRA

Rota do PMGZ: primeira temporada de 2024 alcança todo o estado do Tocantins, de norte a sul

Rota do PMGZ: primeira temporada de 2024 alcança todo o estado do Tocantins, de norte a sul
Resultados positivos nos planteis do Tocantins: assim foi a primeira temporada de 2024 da Rota do PMGZ. Durante cinco dias, as equipes técnicas, fomento da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a reportagem da ABCZ TV, visitaram cinco propriedades para mostrar como PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) tem transformado os rebanhos, e quais as possibilidades e ferramentas do programa para cada perfil de propriedade.

“Nesta edição da Rota do PMGZ, percorremos de norte ao sul do estado do Tocantins, de Araguanã a Cariri, onde visitamos cinco fazendas referências nos programas da ABCZ. Com certeza serão ótimos episódios”, ressalta o gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu.

A primeira parada desta edição foi no Rancho Rochael, em Araguanã (TO), do pecuarista Rodrigo Rochael Guerra. O criatório participa do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), tanto Corte, quanto Comercial.



Na foto, a partir da esquerda: Andre Carrera, João Batista, Rodrigo Rochael, Vitor Rochael e Ricardo


Já na segunda parada, em Carmolândia, as equipes da ABCZ visitaram a Fazenda Vale do Boi, de Ricardo Andrade, tradicional criatório participante do PMGZ Corte desde o início.​​​​​​​


Na foto, a partir da esquerda: Luiz, Ricardo, Ricardo Andrade, Iza Andrade e João Batista


Na quarta-feira (20), o projeto da ABCZ visitou a Fazenda Dona Nina da Providência, em Pequizeiro (TO). A propriedade da criadora Mara Villela Pereira Dias é comandada por Luiz Antônio Ferreira que se dedica à produção de touros da raça Nelore PO e participa do PMGZ desde 2004.



Na foto, a partir da esquerda: João Batista, Luiz Antonio Ferreira e Ricardo


Em seguida, as equipes da ABCZ seguiram para a Nelore JEM, do criador José Eduardo Guimarães Motta, em Caseara (TO). A equipe foi recebida pela zootecnista Ana Vitória e além da análise dos lotes de matrizes foi feita a vistoria dos touros candidatos ao Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), onde um touro foi escolha unânime e seguirá para a 15ª edição do PNAT, em Uberaba (MG).


Na foto, a partir da esquerda:​​​​​​​ Touro candidato ao PNAT 2024, Ana Vitória, Luiz Strang e Ricardo. Nelore Agro JEM
​​​​​​​


O roteiro foi finalizado na Agro Mariquinha, do pecuarista Eloy Barsch, em Cariri do Tocantins (TO).​​​​​​​


Na foto, a partir da esquerda: Guilherme , Raimundo Gomes, Tito, Ricardo, José Neto, Paulo Carvalho e João Paulo

​​​​​​​

Nesta edição do projeto, o Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, é acompanhado pelos técnicos de campo da ABCZ, João Batista Resende; Luiz Strang e José Neto, além do repórter cinematográfico, Ezer de Sousa.

O resultado deste trabalho e todas as reportagens preparadas pela equipe da ABCZ TV estreiam em abril, no canal ABCZ TV, no YouTube (@abcz_pmgz).
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar