Português
26 DE MARÇO DE 2024. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ participa de Dia de Campo Japaranduba Ganar e destaca benefícios do melhoramento genético

ABCZ participa de Dia de Campo Japaranduba Ganar e destaca benefícios do melhoramento genético
Evento homologado pelo PMGZ reuniu cerca de 150 criadores na Japaranduba Ganar, em Muquém do São Francisco (BA)

Homologado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o dia de campo, realizado no último fim de semana, no município de Muquém do São Francisco (BA), na fazenda Japaranduba Ganar, destacou os impactos do melhoramento genético da raça Nelore e promoveu valiosas trocas de experiências para os cerca de 150 pequenos e médios produtores participantes.

O dia de campo apresentou uma programação rica em conhecimento – foram três palestras técnicas realizadas no decorrer da manhã.

Após o almoço, foi realizado um shopping de reprodutores, para disponibilizar aos participantes a genética de qualidade produzida na propriedade.

“Foi um evento importantíssimo para abrir as porteiras e quebrar o paradigma de que a seleção de Nelore é só para poucos. Os nossos principais clientes são pequenos produtores – e é em rebanhos de pequeno porte que a genética faz a maior diferença”, explica o produtor à frente do evento e ex-presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Luiz Cláudio Paranhos.

O pecuarista conta que aproximadamente 40 criadores participantes visitaram a fazenda pela primeira vez, o que demonstra o interesse local por eventos como o dia de campo.

“Foi um ótimo resultado que alcançamos em parceria com a Secretaria de Agricultura de Muquém de São Francisco, além dos nossos assessores parceiros”, acrescenta.



A série de palestras foi iniciada por Luiz Cláudio, que falou sobre a seleção da Japaranduba Ganar, incluindo a sua trajetória durante os mais de 40 anos do projeto, sempre guiado pelo melhoramento genético.

Na sequência, foi a vez da técnica de campo da ABCZ no estado da Bahia, Marina Cani, que apresentou o trabalho realizado pela entidade em todo o Brasil.

“Foi uma oportunidade para falar um pouco sobre o uso de animais registrados e os benefícios que isso traz para o produtor rural – são conhecimentos importantes para os pequenos produtores, que têm muito a ganhar com a genética melhoradora. Também apresentei de forma breve o funcionamento do PMGZ”, resume Marina.

Por fim, o zootecnista e especialista em melhoramento genético, Rafael Mazão, da Dstak Assessoria Pecuária, explicou a importância da utilização de touros PO, quando comparados com os animais cara limpa.

“Uma ação importante para a integração entre pecuaristas, com a proposta de fomento da utilização de genética melhoradora através de touros registrados e avaliados, em prol do aumento da produtividade e eficiência, do pequeno ao grande produtor! Foi um dia incrível”, comemora Rafael.

Os participantes tiveram a oportunidade, ainda, de conhecer, no piquete da propriedade, alguns animais de destaque que são resultado do trabalho realizado diariamente na fazenda.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar